Doses maiores

27 de agosto de 2018

Juntos com Lula na prisão

A prisão de Lula começou a ser decidida quando o Juiz Moro divulgou ilegalmente a famosa gravação de uma ligação telefônica de Dilma para ele. Foi ali que a campanha pelo impeachment retomou o impulso que vinha perdendo.

Mas a deposição de Dilma permitiria a Lula fazer um discurso de oposição quase imbatível a um governo ilegítimo, corrupto e em meio a uma profunda crise econômica.

Prender o petista, portanto, parecia ser a única solução. Parecia, mas...

Alguns setores da direita até tentaram avisar. Encarcerar Lula o transformaria em mártir cuja redenção se daria com seu retorno glorioso à presidência da república.

Além disso, com o PT fora do governo, se sustenta pouco o discurso de que o partido também foi responsável pelo caos social que tomou conta do país. Ainda que isso seja verdade.

E na memória recente de tempos melhores, só aparece o ocupante da cela de Curitiba. Com isso, as cartas de que dispunha a burguesia mostraram-se inúteis. De oposição ao lulismo, gente como Aécio e Alckmin passou a representar a política velha e corrupta.

Resultado, Lula cresceu tanto nas pesquisas que passou a ser prejudicial criticá-lo junto aos mais pobres. E estes, devido a nossa imensa desigualdade, formam a grande maioria do eleitorado.

Mesmo Bolsonaro mantém seus ataques ao PT evitando mencionar sua maior liderança.

De modo que Lula poderia dizer algo como: “Vocês me prenderam, sem se dar conta de que ficariam presos a mim”.

O pior é que dessa prisão não escapa nem boa parte da esquerda não petista, cujo lulismo já não consegue esconder.

Leia também:

4 comentários:

  1. Análise sucinta e precisa. Me enquadro no último parágrafo, inclusive...

    ResponderExcluir
  2. Não acho que o PT seja responsável pelo caos social atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil isentar o PT dessa responsabilidade. E não apenas pelo fato de o presidente golpista ter saído da chapa montada pelo próprio partido. Muito mais que isso, é importante lembrar que, uma vez reeleita, Dilma começou a implantar o programa de austeridade de seu adversário, Aécio Neves, iniciando um processo de retração econômica que Temer só teve o trabalho de aprofundar.

      Abraço

      Excluir
  3. Realmente, em poucas palavras, uma boa reflexão do atual quadro político de eleição! Quanto mais citam Lula e PT, mais Lula cresce nas pesquisas, as "injustiças" da desigualdade retratada no caos do cenário político brasileiro, faz cada vez mais, o pobre deixar de ter vergonha ou medo de dizer que votará no Lula. Exemplo tenho em casa, com meus pais que antes estavam revoltados com o PT e com o Lula e com a Dilma e que vendo tanta escrotice na mídia, perceberam os jogos políticos e hoje afirmam votar no PT e no Lula, e ainda o defende contra as "injustiças" que vem sofrendo. Digo que foi um tiro no pé! Porém ainda não sabemos como essas ações contra o Lula diretamente vão acabar, mas já está certo que o Lula virou herói para uma grande parcela da sociedade!

    ResponderExcluir