Doses maiores

9 de outubro de 2018

Lula e o mais desastroso dos erros possíveis

Meados da década de 1980. Em discurso feito num Encontro Estadual do PT, Lula criticava o culto exagerado a Luís Carlos Prestes. Àquela altura, Lula já se considerava ter feito mais do que o mítico líder comunista.

Genoino interrompe Lula para discordar. Dizer que a estatura histórica de Prestes tinha que ser respeitada. Fato inegável.

Mas também é verdade que os erros de Prestes foram muitos e desastrosos. Principalmente, após a lendária Coluna Prestes.

Prestes tentou, por exemplo, tomar o poder em 1935 e, sem qualquer possibilidade de sucesso, só ajudou a criar condições para a implantação da ditadura getulista.

Mas o maior dos erros do líder comunista foi sua confiança de que qualquer tentativa de golpe em 1964 seria esmagada. Eventuais golpistas teriam suas cabeças cortadas, dizia ele.

Décadas depois daquele encontro, Lula já pode dizer que fez história tal como o líder comunista. E cometeu muitos erros desastrosos também. Mais graças a eles do que a alguns acertos, foi parar atrás das grades. Assim como aconteceu com Prestes.

E como Prestes, Lula também continuou muito popular, mesmo depois de preso. Agora, chegou a hora de evitar o maior dos erros do líder comunista. O da cegueira histórica diante do avanço fascista.

Lula já provou do que é capaz. Levou seu candidato ao segundo turno sem fazer um único pronunciamento público em seis meses. Deveria, agora, pedir que o esqueçam até as eleições. Daqui para diante, a insistência em utilizar sua figura corre sério risco de garantir a vitória do fascismo.

Lula pode tornar-se maior que Prestes, se não cometer o maior dos erros dele.

Leia também:
Os erros do PT também são nossos

Nenhum comentário:

Postar um comentário