Doses maiores

15 de junho de 2020

Tem focinho de fascista, rabo de fascista, mas não é Bolsonaro

Seria Bolsonaro um fascista? Pergunta estranha, não? Afinal, Bolsonaro tem focinho de fascista, patas de fascista, rabo de fascista e fede a fascismo.

Já quanto a seu governo, as patas e o fedor do fascismo talvez estejam lá, mas não é possível dizer que o bicho já esteja totalmente formado.

E, por fim, o regime político definitivamente não é fascista. Ainda que, em suas várias versões, há séculos continue a exalar uma catinga forte de autoritarismo e elitismo racista.

Esse debate não tem nada de acadêmico ou diletante. Dependemos das conclusões que tirarmos dele para decidir sobre o que fazer.

Se não é possível dizer que vivemos sob uma dominação fascista, o focinho, patas e rabo do chefe do governo não deixam dúvidas. A ameaça de uma conversão de governo e regime ao fascismo é cada vez mais concreta.

Diante desse perigo terrível, há quem defenda uma “ampla aliança das forças democráticas nacionais”. Muito justo.

Mas quais forças políticas do País poderíamos considerar democráticas? As mesmas que participaram do golpe parlamentar de 2016? Aquelas que livraram Michel Temer do impeachment? Ou, ainda, as responsáveis por aprovar as reformas trabalhista e previdenciária que destruíram direitos e conquistas de milhões? Talvez, sejam os que alegremente comem sua pipoca enquanto assistem ao espetáculo de terror e genocídio promovido por Bolsonaro?

O fato é que se escolhermos nos aliar a “democratas” desse tipo, estaremos reduzidos não só a uma oposição incapaz de deter o fascismo. Mas daremos as mãos àqueles que, ao sentirem o mais leve cheiro de povo, criam patas, focinho e rabo muito parecidos com os de Bolsonaro.

Leia também: Qual democracia devemos defender contra Bolsonaro (2)

2 comentários:

  1. É Sergio, eu não acho que seja uma aliança com democratas mesmo, é uma aliança antifascista e contra a extrema-direita, e não importa quais partes do corpo ela tem de fascista, ela tem de ser barrada. Não tenho dúvidas que essas forças que podem se colocar contra o fascismo (e olha que é até pedir muito como o próprio Manifesto Estamos Juntos demonstra) vão estar contra os trabalhadores, e nem precisa ser amanhã, é hj mesmo. Uma luta não impede a outra, e a meu ver a antifascista ajuda na luta contra o neoliberalismo. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pô, Mário, claro que se os que se dizem contra Bolsonaro também são contra os trabalhadores não vão lutar contra o Bolsonaro coisa nenhuma. Vão é nos sabotar o tempo todo. Então, não tem como conciliar com esses setores porque não são nem antibolsonaro nem antifascistas. É disso que a pílula fala. Uma frente ampla com PT, PDT, PSB etc pode até ser. Desde que não tragam de contrabando DEM, PMDB, Fiesp, Luciano Huck, essa corja toda. Mas é isso o que parece estar nos planos dessa esquerda domesticada aí...

    Beijos

    ResponderExcluir