Doses maiores

21 de setembro de 2020

Um país governado por um blog

Um país governado por um blog, criado e administrado por um único homem. Esse homem controla com mão de ferro dezenas de milhares de inscritos em uma plataforma cujo funcionamento é mantido em sigilo absoluto, principalmente quanto a seus algoritmos.

Grande parte do alto escalão do governo desse país é ocupado por campeões de "likes" e "cliques". Mas tais pessoas são chamadas de "avatares", no sentido de que são meras representantes do dono do blog, não tendo qualquer autonomia para decidir coisa alguma enquanto ocupam seus cargos.

São obrigadas, inclusive, a revelar as senhas que dão acesso a suas redes sociais ao administrador do blog. Caso tentem qualquer rebeldia, serão imediatamente acusadas de traição e linchadas virtualmente até sua completa aniquilação no mundo digital.

Comportamentos inadequados serão imediatamente submetidos a votações virtuais, cuja efetivação e formas de apuração são completamente desconhecidas de suas dezenas de milhares de participantes.

Segundo essa poderosa personalidade, o movimento por ela dirigido os indivíduos são "formigas", cujo comportamento deve ser vigiado e controlado.

O programa desse movimento foi lançado como um não-programa e seu estatuto seria um não-estatuto. Mas ambos estabelecem regras e compromissos em relação aos quais não se admite indisciplina.

Não. O que está descrito acima não é o roteiro de uma distopia ficcional. O país em questão é a Itália, o blog é do Movimento 5 estrelas e o nome do todo poderoso que controla tudo isso é Davide Casaleggio.

Mais detalhes nas próximas pílulas sobre o livro "Engenheiros do Caos", de Giuliano Da Empoli, que descreve esse e outros fenômenos políticos atuais e muito assustadores.

Leia também: O potencial transformador dos partidos digitais

2 comentários: