Doses maiores

13 de julho de 2022

Novo trabalho digital, velha exploração de gênero

Muitas mulheres que trabalham em plataformas digitais foram obrigadas a deixar seus empregos regulares para cuidar de idosos e familiares com doenças crônicas. Em vários países, isso aconteceu devido ao alto custo dos serviços de atendimento e à ausência de um sistema público de saúde.

Segundo Moritz Altenried, em seu livro “A Fábrica Digital”, essas trabalhadoras se engajam no trabalho digital como única opção para ganhar algum dinheiro enquanto também cuidam de filhos, cônjuges ou parentes

Mas nada disso é novo. Em “O capital”, Marx cita serviços de costura e tecelagem feitos predominantemente em casa e quase exclusivamente por mulheres e crianças.

“A indústria doméstica, escreve Marx no século 19, tornou-se um departamento externo da fábrica”. Além dos operários das fábricas, “o capital também põe em movimento outro exército, por meio de fios invisíveis: os trabalhadores terceirizados nas indústrias domésticas”.

Essas formas de divisão do trabalho por gênero e sua organização social e espacial são importantes precursores da atual “economia do bico”. Na verdade, trata-se de uma reciclagem do velho acúmulo de tarefas que impõe múltiplas e exaustivas jornadas diárias de trabalho às mulheres.

A grande ironia é que há até 50 anos, grande parte das tarefas de computação em projetos científicos ou industriais era feita por mulheres formadas em matemática e outras ciências exatas. Foram algumas dessas mulheres que executaram os cálculos para o programa espacial estadunidense antes da implantação dos computadores.

Mas o reconhecimento público pelo desenvolvimento da computação foi colhido por cientistas e engenheiros homens. E não faltam denúncias do velho machismo no “inovador” Vale do Silício.

Leia também: O Turco Mecânico da Amazon

6 comentários:

  1. Bom dia. Parabéns e muito obrigado pelas dicas de leitura. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, excelentes observações, Sergio!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa mesmo essa pílula! Trouxe a tona esse acobertamento da capacidade intelectual das mulheres; e também a questão do trabalho doméstico, adotado permanentemente pelo capitalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida. Uma questão fundamental. Daquelas que mostram que não há como ser anticapitalista sem ser feminista e vice-versa.

      Excluir