No livro “O Amanhecer de Tudo”, David Graeber e David Wengrow refutam a ideia de que o surgimento da agricultura e das cidades teria provocado o aparecimento da desigualdade social nas sociedades humanas.
Para começar, eles afirmam que a preocupação com a desigualdade social tem um marco importante na história contemporânea ocidental. Seria a publicação de “A Origem da Desigualdade entre os Homens”, de Jean-Jacques Rousseau, em 1755.
Ocorre, dizem eles, que esse famoso ensaio foi escrito para um concurso realizado na cidade de Dijon. Mas, afinal, por que uma questão como essa preocuparia a elite francesa em pleno século 18, sob domínio absolutista? Uma sociedade em que relações sociais igualitárias ainda estavam longe de se apresentar como um problema.
Graeber e Wengrow respondem lembrando que a Europa daquela época estava sob forte impacto da chegada dos colonizadores às Américas. O contato com os povos daquelas regiões inspirou, por exemplo, obras de iluministas importantes como Montaigne, Leibniz, Montesquieu. Nelas, era descrita a surpresa manifestada pelos nativos ameríndios frente à desigualdade social que encontraram na Europa.
O problema é que os depoimentos publicados nessas obras passaram a ser entendidos como invenções de seus autores para defender suas próprias concepções. Ou seja, seria preferível acreditar que filósofos europeus tiraram da própria cabeça algumas ideias originais e inquietantes do que admitir que elas foram transmitidas por intelectuais e pensadores provenientes das selvas e planícies americanas.
Por outro lado, acreditava-se que relações sociais mais igualitárias só seriam possíveis em sociedades tão primitivas como as dos macacos. Nas próximas pílulas, veremos que não é nada disso.
Leia também: Uma nova história da desigualdade
Otimo questionamento, Sergio! Boa recomendaçao de leitura!
ResponderExcluirAbraço,
Marcos
Obrigado, grande amigo e companheiro de lutas. Obrigado pelo apoio. Paz e Saúde!
ExcluirPílulas sempre instigantes , Sergio. Obrigada . Lilian
ResponderExcluirObrigado, Lilian.
ExcluirAbraço