Doses maiores

9 de agosto de 2023

Alexandre, o paladino da democracia tutelada

Ele tem uma… uma vantagem em relação a todos os ministros… ele tem uma experiência enorme, efetiva, com segurança pública. E segurança pública do estado de São Paulo (...). E tem muito diálogo, tem diálogo com os militares, tem diálogo com a polícia. Ele consegue entender a lógica e a linguagem militar, nós não teríamos ninguém aqui, … afeito a esse tipo de compreensão. Então, de fato, como eu já disse, também no TSE, ele foi o homem certo, no lugar certo, na hora certa.

As palavras acima são do ministro do STF, Gilmar Mendes. Referem-se a Alexandre de Moraes. Estão no podcast da Radio Piauí intitulado “Alexandre”, apresentado e roteirizado por Thais Bilenky.

O depoimento de Mendes dá uma ideia do personagem que se tornou o paladino da resistência institucional ao golpismo bolsonarista. Diante das ameaças de uma intervenção armada pela deposição de um presidente eleito pelo voto popular, o “homem certo” foi aquele que tem “diálogo com os militares” e entende sua “linguagem”.

De fato, Alexandre foi titular da Secretaria da Segurança de São Paulo em 2015. Nesse período ocorreu uma onda de ocupações das escolas públicas paulistas por estudantes secundaristas. E Alexandre mostrou que, mais que entender a linguagem dos militares, sabia colocar em prática a metodologia truculenta deles. Houve vários casos de estudantes menores de idade retirados com violência das escolas ocupadas.

Tudo isso durante o governo de Geraldo Alckmin, outro a se tornar integrante do dispositivo de segurança da democracia nacional. Uma democracia ameaçada por golpistas 
numa ponta e sob tutela autoritária, na outra. Todos, mais ou menos, do mesmo lado.


Leia também: Primeiros ensaios para a repressão aos movimentos sociais

3 comentários:

  1. Muitas conexões. Como sabe terminei de ler o livro (se não sabe fique sabendo agora) da Irene Vallejo, "O infinito num junco", E como leu, sabe que ela fala muito da Biblioteca de Alexandria, e, consequentemente, do Alexandre, o Grande. Não, não vou me esforçar para fazer qualquer analogia entre esses dois Alexandres, o Morais, jurista brasileiro, e o Magno, rei da Macedônia (será que a mãe do primeiro deu em homenagem ao segundo?'), e nem sei se existe, é só mesmo o nome comum, e o "grande". Eu ouço o podcast da Rádio Piauí, e eles falam muito desse podcast "Alexandre". Não tinha me interessado muito sobre esse podcast, mas como comenta aqui, vou dar uma espiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é interessante e acho importante acompanhar a trajetória de um personagem que pode ganhar dimensões ainda maiores e imprevisíveis.

      Excluir
    2. É mesmo, jura? Não havia pensado assim, acho que pode ter razão, vou ficar atento. Bjs.

      Excluir