Doses maiores

4 de outubro de 2022

No divórcio com Deus, a briga é pela guarda do filho único

O livro do Apocalipse é o último da Bíblia. Apocalipse quer dizer revelação, em grego. E o que revelou seu autor, João, foi como tudo vai finalmente acabar. Em sua versão bem humorada, Mark Russell relata desse modo:

Jesus Cristo finalmente voltará à Terra. Virá do céu cavalgando um cavalo branco com uma espada na mão, estilo Senhor dos Anéis. Matará todos os soldados do exército romano e usará suas armas como lenha. Então afogará a Besta e seus falsos profetas num lago de fogo. Eu sei que isso não parece muito com o Jesus que você conhece e ama, mas, poxa, o cara cansou de ser sacaneado.

Quando o mundo finalmente for destruído, Deus finalmente voltará para começar do zero. Trará todos os cristãos mortos de volta à vida e dará aos mártires bons empregos no governo. Então, dominará o mundo inteiro, instaurando o Reino de Deus. Nos tratará como porquinhos da Índia, tal como fez no princípio. O mundo será exatamente como era no Jardim do Éden. Só um pouco mais cheio desta vez... e com menos cobras tagarelas.

Russell explica que escolheu “Deus está desapontado com você” como título de seu livro porque condensaria a Bíblia em uma única frase. Só que se o Deus bíblico vive desapontado com suas criaturas, muitas de nós sentem o mesmo quanto a Ele.

Esse casamento eternamente conturbado pode não acabar em apocalipse, mas o divórcio é certo. E faremos questão de brigar pela guarda do filho único. Do Jesus defensor dos explorados, dos oprimidos, da solidariedade humana e da justiça social não abrimos mão!

Leia também: As boas novas de Paulo costumam ser ignoradas

4 comentários: