Doses maiores

9 de agosto de 2010

As tetas do BNDES

Doze entidades empresariais assinaram manifesto em defesa da política de empréstimos do BNDES. O banco federal vem sendo alvo de ataques. Ele empresta pela metade dos juros praticados pelo mercado. Quem paga a diferença é o Tesouro Nacional.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) foi criado no governo Vargas, nos anos 50. Surgiu para criar infraestrutura estatal. Sob os governos militares, investiu na “substituição de importações”.

Em 1982, o modelo de desenvolvimento da ditadura militar estava em crise. As greves e lutas sociais estouravam por todos os lados. Pra disfarçar, o BNDE ganhou um S de “Social” no final do nome. Só mudou o nome, mesmo.

Nos anos 90, foi grande financiador das privatizações. O banco entrava com os riscos e a iniciativa privada ficava com o lucro. Também ficou conhecido como “hospital de empresas”. Pegava uma empresa quebrada, arrumava e devolvia pro mercado.

No governo Lula, passou a fortalecer grandes grupos privados. Financia verdadeiros monstros econômicos que atropelam interesses populares e destroem o ambiente. Aqui dentro, na América Latina e África. Quase nada para a agricultura familiar, cooperativas de trabalhadores, pequenas e micro empresas.

A idéia é que o banco ajude as grandes empresas. Estas lucram mais, criam mais empregos, pagam salários melhores. O bolo cresce e vai sendo dividido. Mentira. Nada disso impediu de ocuparmos os primeiros lugares entre os países com pior distribuição de renda.

A grande mídia está caindo de pau nos juros subsidiados do BNDES. Chama de mamata. Mas, o banco sempre foi a vaca leiteira dos grandes capitalistas. Como não tem tetas pra todos, os que ficaram longe delas reclamam.

2 comentários:

  1. Olá Sérgio Domingues, a bastante tempo sempre venho a seu blog, e parabenizo-lhe pelos excelentes artigos. Recentemente criei o blog http://olharsocialista.blogspot.com, e tomei a liberdade de hoje postar seu artigo "A ditadura da Tv nas eleições", pois achei uma arma mito interessante para dennciar esse desrespeito, caso você sinta-se ofendido tirarei a postagem sem nenhum problema.

    Saudações

    ResponderExcluir
  2. Olá, Murilo. Obrigado pelos comentários e parabéns pelo blog. Fique à vontade para publicar meus textos.
    Abraço socialista!

    ResponderExcluir