Doses maiores

29 de novembro de 2021

O maior revolucionário das Américas

"O maior revolucionário das Américas" é um livro do historiador britânico Sudhir Hazareesingh, recém lançado no Brasil. Trata-se de uma biografia de Toussaint Louverture, líder da revolução que levaria à independência do Haiti.

Afirmar que o grande revolucionário negro seria o maior de toda a história americana pode parecer exagero. Mas a leitura da obra não apenas confirma a correção de seu título, como pode facilmente colocar Louverture entre os maiores revolucionários de todos os tempos e lugares.

Afinal, Louverture liderou a única revolução vitoriosa de escravizados de que se tem registro. Além disso, poucos anos após a incendiária Revolução Francesa, foi muito mais radical que os jacobinos, ao abolir a escravidão na então colônia francesa contra a vontade dos governantes parisienses. Medida sem a qual, dizia ele, a defesa de fraternidade, liberdade e igualdade não passava de hipocrisia.

Louverture trilhou caminhos tortuosos e contraditórios. Ex-escravizado, chegou a ter escravos. Aliou-se aos monarquistas espanhóis contra os republicanos franceses. Voltou a aliar-se aos franceses, enquanto negociava secretamente com os britânicos. Determinou que os negros recém-libertos pela revolução continuassem trabalhando para seus antigos senhores.

Jurando lealdade à França, aprovou uma constituição que, na prática, era uma declaração de independência nacional. Era mestre em negociações diplomáticas tanto quanto nos campos de batalha. Tornou-se ditador para enfrentar a ditadura instaurada por Napoleão. E este último, considerado um gênio militar, viu suas poderosas tropas sucumbirem diante do exército maltrapilho de Louverture.

Todas essas idas e vindas serviam a um grande propósito: o fim definitivo da escravidão e a construção de uma igualdade republicana radical.

Mais nas próximas pílulas.

Leia também: Escravidão: os rugidos que fazem os senhores tremerem

2 comentários: