Doses maiores

28 de novembro de 2017

Inteligência artificial, com spoiler

O livro “Homo Deus”, de Yuval Harari, pode despertar desconfianças por ser um best-seller. E seu autor tem sido acusado de fatalista, positivista etc. Mas sua leitura ajuda bastante como introdução ao debate sobre as consequências do desenvolvimento da inteligência artificial.

Seguem abaixo os trechos finais da obra. Aos que não leram ainda pode até ser uma espécie de “spoiler”, mas de forma alguma substitui o prazer da leitura:

Se pensarmos em termos de décadas, avultam o aquecimento global, o crescimento da desigualdade e a disrupção do mercado de trabalho. Mas, se adotarmos uma visão realmente ampla da vida, todos os outros problemas e desenvolvimentos serão ofuscados por três processos interconectados:

1. A ciência está convergindo para um dogma que abrange tudo e que diz que organismos são algoritmos, e a vida, processamento de dados.

2. A inteligência está se desacoplando da consciência.

3. Algoritmos não conscientes mas altamente inteligentes poderão, em breve, nos conhecer melhor do que nós mesmos.

Esses três processos suscitam três questões-chave, que espero que fiquem gravadas em sua mente muito depois de você ter terminado a leitura deste livro:

1. Será que os organismos são apenas algoritmos, e a vida apenas processamento de dados?

2. O que é mais valioso — a inteligência ou a consciência?

3. O que vai acontecer à sociedade, aos políticos e à vida cotidiana quando algoritmos não conscientes mas altamente inteligentes nos conhecerem melhor do que nós nos conhecemos?

Como se vê, Harari sugere que nosso maior desafio não diz respeito à inteligência artificial. Diz respeito à inteligência. A nossa.

2 comentários:

  1. Gostei do seu artigo sobre inteligência artificial, muito bom mesmo!
    Se me permitir eu gostaria de deixar esta sugestão sobre inteligência emocional: http://azuljob.com/inteligencia-emocional-conceito-da-psicologia/

    ResponderExcluir