Doses maiores

17 de maio de 2019

Olhar para o espelho chinês assusta o capitalismo ocidental

A China é um enigma que desafia os socialistas. Mas pode ser ainda mais misteriosa para os capitalistas. As políticas “comunistas” chinesas vêm sustentando a economia mundial por quase 20 anos. Mas isso não chega a tranquilizar aqueles que a controlam.

Um exemplo preocupante é a competição tecnológica. Atualmente, a economia mundial é dominada pelos GAFA: Google, Apple, Facebook e Amazon. Mas na China, dominam os BATX: Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi. Cada uma delas, espécie de “empresa-espelho” das primeiras.

O mesmo acontece no mercado de crédito, monopolizado por Visa, Mastercard e American Express em todo o globo. Na China, seus equivalentes são Alipay, UnionPay e WeChat. Este último surgiu como análogo do Whatsapp, mas ao permitir operações de compra e vendas, praticamente substituiu o pagamento em dinheiro também.

A novíssima e poderosa tecnologia 5G de internete móvel já está sob domínio mundial de uma gigante chinesa. É a Huawei, empresa cujos componentes estão presentes em quase todos os celulares do planeta.

Toda essa exuberância tecnológica faz parte do programa “Made in China 2025”, que pretende a autossuficiência do país nessa área em 70% dos componentes e materiais estratégicos até 2025.

O fato é que os poderes ocidentais enxergam no enigma chinês reflexos de si mesmo. Só que cheios de distorções perturbadoras. A pior delas é que mostra a China como uma potência capitalista que não é neoliberal.

O sucesso do capitalismo de estado chinês é a prova mais gritante do fracasso do capitalismo de livre mercado ocidental.

Voltaremos a isso em uma próxima pílula. O enigma está longe de ser decifrado.

Leia também:
O mundo bizarro do capital chinês

Um comentário:

  1. Muito bom, desconhecia tais informações, e achei muito interessante as analogias. Aguardando próxima aula.

    ResponderExcluir