Doses maiores

27 de maio de 2019

O que fazer na era das redes virtuais?

Narendra Modi acaba de ser reeleito premiê da Índia. Seu partido é o Bharatiya Janata (BJP), que tem entre seus principais objetivos o de transformar a Índia em uma teocracia hindu.

Para alcançar esse objetivo, as lideranças do BJP não hesitam em promover perseguições à imensa população de muçulmanos do país. O desprezo às mulheres também é outra característica dos membros do partido.

Amit Shah é presidente do BJP. Em recente reportagem, a Folha cita suas palavras sobre como a organização utiliza as redes virtuais na disputa eleitoral:

O primeiro passo é coletar dados de todos os programas de ajuda do governo no nível estadual e distrital. O segundo passo é comparar os dados com os do governo anterior. O terceiro passo é criar conteúdo que tenha apelo para esses eleitores.

Em Déli, por exemplo, o BJP acessou endereços de 500 mil beneficiários de um programa de qualificação de jovens. Seus membros visitaram as casas deles, pediram votos e os incluíram em grupos de mensagens por WhatsApp.

O partido também está solicitando acesso aos dados dos beneficiários dos programas governamentais de gás e eletricidade. A legislação do país permite que qualquer legenda possa fazer isso. Mas, até agora, só o BJP tomou a iniciativa.

A esquerda tem muito a aprender com essa experiência, desde que orientada por valores libertários e socialistas. O que inclui o repúdio à utilização de mentiras, calúnias, linchamentos e ataques à privacidade.

Este é mais um exemplo que mostra como, na era das tecnologias ultramodernas, são os conservadores mais arcaicos que vêm sabendo responder àquela famosa pergunta de Lênin.

Leia também: Facebook, um psicopata de 15 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário