Doses maiores

11 de dezembro de 2020

Engels, porra louca

Outro episódio de “Comunista de Casaca”, livro de Tristram Hunt.

No início de 1849, Engels soube de um levante popular armado republicano, em Berg, na Baviera. Como a cidade onde nascera ficava na região, ele considerou questão de honra participar do movimento.

Chegando à cidade, Engels teria falsamente alegado que havia sido enviado de Colônia para fornecer ajuda militar contra a inevitável resposta da monarquia prussiana.

Aceito o auxílio, Engels reconfigurou a defesa da cidade, fortalecendo todos os possíveis pontos de entrada das tropas inimigas.

Mas das várias lendas envolvendo a participação de Engels no movimento, a melhor teria sido seu encontro com o próprio pai, surpreso e decepcionado ao ver o filho envolvido com atividades tão radicais e violentas.

Relato confirmado, mesmo, somente o de seu trabalho coordenando a montagem de uma barricada em frente à casa do prefeito, de onde ele arrancou cortinas vermelhas para fazer bandeiras e faixas, sinalizando que a república pela qual se lutava ali era a vermelha.

A substituição da bandeira tricolor alemã pela comunista foi a gota d’água para as lideranças locais. Na manhã seguinte, agressões a Engels só foram evitadas com a rápida remoção da decoração vermelha e um pedido para que saísse da cidade.

Engels, furioso, exigiu que sua expulsão fosse comunicada por escrito e assinada por todos os membros do Comitê de Segurança Pública, que dirigia o levante.

Imediatamente, foi-lhe apresentado um documento que, em letras garrafais, solicitava que a partir daquela data Engels deixasse o município, “pois sua presença poderia gerar mal-entendidos quanto ao caráter do movimento.”

Era um Engels ainda jovem. E porra louca.

Leia também: Engels: grande boêmio, adorável traidor

2 comentários:

  1. Gostei do título, só colocaria um "o" na frente, ficando "o porra louca". Acho que dava mais ênfase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí, poderia parecer que ele sempre foi porra louca. Com o título do jeito que está, seria um determinado momento dele. Mas enfim, é isso... Beijos

      Excluir