Doses maiores

25 de maio de 2023

As big techs e a estagnação capitalista

Em artigo publicado em 2016, Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, afirmava:

Pense no impacto do Airbnb na construção de hotéis, do Uber na demanda por automóveis, da Amazon na construção de shoppings ou da tecnologia da informação na demanda de copiadoras, impressoras e escritórios.

Segundo Summers, houve uma redução drástica nos recursos econômicos destinados a diversas atividades tradicionais depois que elas foram capturadas por empresas de tecnologia. Daí o atual quadro de estagnação do capitalismo, com investimento escasso, pouca produção, consumo baixo e menos empregos, alimentando um ciclo vicioso.

Mas não é correto dizer que a estagnação começou com esse fenômeno. Na verdade, exceto por algumas decolagens abortadas, o capitalismo não sai do chão há uns 50 anos.

Dinheiro não falta. Mas ele está cada vez mais concentrado na especulação financeira e só residualmente vai para atividades produtivas. Só que no último período o destino dos investimentos foi as big techs. Conforme os números do artigo Como o big money moldou as big techs, recentemente publicado por Nils Peters, esse tipo de investimento aumentou de US$ 59 bilhões, em 2012, para mais de US$ 650 bilhões, em 2021.

A maior parte desse montante vem da derrama de dinheiro promovida pelos bancos centrais quando estourou a crise de 2008. O pretexto era reaquecer a economia. Mas os capitalistas ou voltaram a investir em especulação financeira ou ajudaram a criar imensos monopólios tecnológicos, que dizimaram empregos e ramos inteiros de negócios em troca de ocupações precarizadas e sub-remuneradas.

São os negócios de plataforma aprofundando a lógica de colapso social do capitalismo.

Leia também: A luta contra a exploração digital

2 comentários:

  1. O que me pergunto é como ficará o capitalismo matando o trabalho vivo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que não há capitalismo sem exploração de trabalho vivo. Mas sua presença na produção deve se tornar cada vez menor e o resultado só pode ser mais barbáries social.

    ResponderExcluir