Doses maiores

26 de janeiro de 2024

Fé e fuzil: surgem os esquadrões da morte

José Miranda Rosa, o Mineirinho, era morador do Morro da Mangueira e acusado de diversos assaltos e homicídios. Em maio de 1962, foi executado por policiais com treze tiros. Em junho daquele mesmo ano, Clarice Lispector publicou na revista Senhor a crônica “Um grama de radium – Mineirinho”. Um trecho dizia:

Mas há alguma coisa que, se me faz ouvir o primeiro e o segundo tiro com um alívio de segurança, no terceiro me deixa alerta, no quarto desassossegada, o quinto e o sexto me cobrem de vergonha, o sétimo e o oitavo eu ouço com o coração batendo de horror, no nono e no décimo minha boca está trêmula, no décimo primeiro digo em espanto o nome de Deus, no décimo segundo chamo meu irmão. O décimo terceiro tiro me assassina – porque eu sou o outro. Porque eu quero ser o outro.

Em uma entrevista publicada em 1977, ela explicaria: “Qualquer que tenha sido o crime dele, uma bala bastava. O resto era vontade de matar. Era prepotência.”

Em 1958, o general Amaury Kruel, chefe do Departamento Federal de Segurança Pública, já encarnara essa prepotência violenta criando o grupo Diligências Especiais para atuar em casos de grande repercussão. Seu líder era Milton Le Cocq, o policial que viria a conduzir a caçada que executou Mineirinho. Em 1965, policiais criaram uma irmandade batizada de Scuderie Le Cocq. Os esquadrões da morte entravam em cena para ficar. Apenas assumiriam novas formas, como as atuais milícias.

As informações acima estão no livro “A Fé e o Fuzil” de Bruno Paes Manso. Continuaremos a comentar essa obra na próxima pílula.

Leia também: Fé e fuzil: a Cristolândia tocando “pragod” na Cracolândia

2 comentários:

  1. Essa crônica da Clarice Lispector é a melhor dela e uma das melhores que já li. Clarice não é uma escritora que se notabilizou por escritos de denúncia das injustiças sociais, mas ela, nesse escrito, busca na alma social a injustiça humana, como sempre sabe bem fazer. Procurei onde li essa crônica em alguns livros que tenho em casa sobre esse gênero, e acho que se chamava só Mineirinho, e não sei por que copiei ela toda. De fato, o trecho citado é o que mais gosto.

    ResponderExcluir