Doses maiores

22 de setembro de 2020

Do partido blockbuster ao partido netflix

Giuliano Da Empoli inicia seu livro “Os Engenheiros do Caos” sustentando que, no decorrer de todo o século 20, a Itália foi “o laboratório onde foram conduzidas experiências políticas vertiginosas”. Do fascismo ao maior partido comunista do Ocidente.

Portanto, afirma ele, não deveria surpreender que, no início do século 21, surgisse na Itália o “Vale do Silício do populismo”, referindo-se à utilização das redes digitais por forças políticas em disputas eleitorais.

O primeiro relato do livro envolvendo esse tipo de atuação é sobre o Movimento 5 Estrelas (M5S). O grande atrativo dessa organização seria uma proposta de democracia direta, em que seus participantes tomam todas as decisões por um processo de consulta on-line permanente.

Mas, na verdade, diz o autor, o M5S funciona como o “PageRank” do Google. Ele não tem visão, programa, qualquer conteúdo ou agenda positivos. É um simples algoritmo construído para aferir o consenso sobre certos assuntos e tópicos.

Segundo esse método de funcionamento, para onde quer que a opinião pública se inclinasse, o M5S mudaria de posição. Esse “partido-algoritmo” teria por único objetivo satisfazer de modo rápido e eficaz a demanda de consumidores políticos.

Numa entrevista ao Corriere della Sera, o chefão do M5S, Davide Casaleggio, definiu desse modo a organização que comanda: “A velha partidocracia é a Blockbuster, nós somos a Netflix".

O problema é que, prisioneiro da mesma lógica que rege os negócios da locadora de vídeos ou do serviço de streaming, o M5S jamais irá além dos limites impostos pelo sistema de dominação. Não à toa, surgiu como movimento de esquerda e se inclina cada vez mais à direita.

Leia também:
Um país governado por um blog

2 comentários:

  1. Essa Itália é profícua para tudo, não. Fascismo, comunismo, nas artes futurismo, neorealismo etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para o bem e para o mal. Mas a contagem ainda está muito a favor do mal. Vinte anos do governo fascista de Mussolini não é pouca coisa

      Excluir