Doses maiores

26 de fevereiro de 2012

Subprime e GM de volta!

“Subprime volta a dar bons lucros”, diz reportagem de Serena Ng para o The Wall Street Journal, publicada no Valor de 17/02.

“A crença dos investidores de que o pior já passou no mercado imobiliário dos EUA está reacendendo o interesse nos outrora tóxicos ativos que estiveram no centro da crise financeira”, diz a matéria.

Mas não foi só o subprime que voltou. Em 16/02, a General Motors americana anunciou lucro recorde em 2011. Dois anos após quase ter fechado as portas, a montadora faturou US$ 7,6 bilhões. É o melhor resultado de seus 103 anos de história.

Lembremos que a empresa foi estatizada pelo governo estadunidense. Algo que os neoliberais gostariam de esquecer. De qualquer maneira, não há muito a comemorar. Para chegar a esse resultado, muitas unidades foram fechadas e milhares foram demitidos.

Subprime e GM de volta provam que o sistema permanece funcionando. Continua havendo dinheiro suficiente para novas especulações. A recuperação da grande montadora não mexeu nas elevadas taxas de desemprego americanas. Os maiores favorecidos pertencem à minoria de sempre.

Na verdade, é a famosa volta dos que não foram.

Leia também: O touro de Wall Street não tem apenas chifres

Um comentário:

  1. E para provar como apenas a crise foi repartida com a sociedade, na Europa, outra montadora, a VW, anunciou lucro líquido de 15,8 bi de euros!

    ResponderExcluir