Doses maiores

24 de janeiro de 2019

Contra os mercadores da dúvida, certezas socialistas

Os professores da UFRJ Tatiana Roque e Fernanda Bruno publicaram interessante artigo na Folha, em 18/11/2018. A preocupação do texto é enfrentar a enorme onda de desqualificação mentirosa que nega fatos objetivos e científicos consolidados.

Eles citam Naomi Oreskes, historiadora da ciência na Universidade Harvard, que escreveu com Erik M. Conway o livro "Merchants of Doubt" (“Mercadores da Dúvida”). Para esses autores, talvez seja melhor descartar verdades científicas em certos debates.

Em relação ao aquecimento global, por exemplo, uma alternativa seria:

...gerar consciência sobre o papel do homem nas mudanças climáticas promovendo valores que possam ser mais amplamente compartilhados. Trata-se uma versão adaptada da aposta de Pascal, que, em meio a debates acalorados e provas da existência de Deus, dizia: acreditar que Deus existe é mais seguro caso ele realmente exista (se ele não existir, não se perde nada; se ele existir, todos ganham).

Oreskes sugere uma estratégia análoga para a questão do clima. Se não protegermos a Terra do aquecimento global e isso realmente estiver ocorrendo por interferência do homem, as pessoas vão sofrer, e nosso mundo será irremediavelmente prejudicado.

Se isso não estiver ocorrendo, não perderemos nada, pois teremos de todo modo criado um mundo melhor, com mais cuidado com o planeta e com a natureza.

Trata-se de fazer uma aposta. A argumentação e a avaliação quanto à veracidade do aquecimento global passam a ser envolvidas, assim, por uma camada de valores.

Valores. Passamos tempo demais adiando a disputa em torno deles, enquanto esperávamos avançar usando atalhos como consumismo e empreendedorismo. Para recuperar tanto tempo perdido, só apostando alto em nossos valores. Os socialistas.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário