Doses maiores

30 de janeiro de 2019

Pinóquios psicopatas no poder

“Toda vez que eu falo a verdade, ele cresce, doutor. Viu?”, diz Pinóquio, enquanto seu nariz cresce diante do médico. A piada poderia retratar bem o momento atual, se além de mentiroso, o boneco de pau também fosse um assassino psicopata.

Quando Jean Wyllys anunciou sua desistência do mandato, temendo por sua vida, começou a circular nas redes a informação de que ele estaria sendo investigado por envolvimento no episódio da facada contra Bolsonaro.

Ou seja, para cada denúncia objetiva contra a extrema-direita, uma mentira deslavada a encobri-la. Infelizmente, há setores de esquerda tentando fazer o mesmo. Felizmente, eles perdem feio nessa competição horrível.

O fato é que vivemos um “novo normal”. E quem espera um rápido desgaste do governo Bolsonaro por sua truculência, trapalhadas ou limitações precisa levar esse fator em conta.

Além disso, por trás dessa camada espessa de falsidades, ainda temos a grande imprensa disposta a facilitar para o novo governo. Não há porque esperar da Globo, por exemplo, uma campanha aberta contra Bolsonaro.

O que realmente importa são as propostas econômicas ultraliberais de Paulo Guedes. Em defesa delas, as ações criminosas da extrema-direita continuarão a ser toleradas pela mídia empresarial e autoridades.

Por outro lado, se algum desgaste pode comprometer seriamente o governo, ele certamente virá da economia. O enorme desemprego e salários baixos secundarizam todo o resto.

Mas lutas econômicas não podem isolar ou menosprezar outras lutas. Equivocado, por exemplo, priorizar a atuação sindical em prejuízo da mobilização em defesa de setores oprimidos, violentados, perseguidos.

O desafio é imenso, mas a única verdade possível está do nosso lado.

Esta conversa continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário