Doses maiores

6 de junho de 2013

Jogo dos erros: Brasil e Turquia

Encontre os erros nas notícias abaixo.

“Pecuária lidera ranking de escravidão em 2012” diz reportagem de Guilherme Zocchio, publicada pela Agência Repórter Brasil, em 03/06. Dois dias antes, outra notícia tomou conta da grande imprensa. O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu apenas 0,6% no primeiro trimestre do ano, sinalizando um crescimento anual abaixo dos 2,8%. Mas o setor de agropecuária teve uma expansão de 9,7% no mesmo período. Foi o melhor resultado desde o segundo trimestre de 1998.

Mais uma da grande imprensa. Desta vez, um artigo do economista neoliberal Jeffrey D. Sachs, publicado no Valor em 28/05. Seu título? “Por que a Turquia prospera”. No mesmo dia, a imprensa mundial começava a noticiar a revolta popular nas ruas de Istambul, a maior cidade turca. No dia 05/06, as manifestações continuavam e se espalhavam pelo país.

Mas, sobre a Turquia, tem mais. Em 04/06, Bruno Menezes publicou matéria no site “Epoch Times”, que afirmava “Gás lacrimogêneo usado em Istambul é fabricado no Brasil”. A reportagem diz que fotos divulgadas por manifestantes mostram que artefatos recolhidos do chão trazem impressos a bandeira brasileira e a inscrição “Made in Brazil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário