Doses maiores

21 de agosto de 2023

Antônio Bispo dos Santos e a cosmofobia eurocristã

Liderança nacional dos quilombolas, Antônio Bispo dos Santos se considera um tradutor. Um tradutor da esfera da escrita colonialista para o mundo da oralidade dos povos tradicionais.

Para ele, não se trata de “decolonizar” a sociedade, mas de “contracolonizar”:

Nós estabelecemos uma fronteira entre o nosso mundo e o mundo colonizador. Até aqui os colonizadores chegaram, daqui não passarão. Podemos até negociar, mas não vamos ceder mais território do que já nos tiraram. E seria bem melhor para vocês, do mundo colonialista, aprenderem com a gente. Aprenderem a se integrar com a natureza, ao invés de querer conquistá-la e esgotar suas forças e energia. Porque isso está se voltando contra vocês.

Bispo foi buscar na Bíblia o entendimento do que é o mundo “eurocristão”. Quando Deus expulsa a humanidade do Éden, diz ele, cometeu o primeiro ato terrorista. Trata-se de uma “cosmofobia” baseada no pânico e na violência. Difícil discordar dele diante do recente assassinato de Mãe Bernadete.

No Paraíso ficaram as outras criaturas. Para Bispo, esse rompimento de nosso relacionamento com os outros animais é um pilar do colonialismo e explica a perseguição aos povos tradicionais, que se veem como parte da natureza.

Ele faz afirmações provocativas. Entende que Estado, partidos e sindicatos carregam o colonialismo em suas estruturas. Por isso, os governos reproduzem essa lógica, sejam de direita, sejam de esquerda.

Admite que Bolsonaro e Lula são muito diferentes. Mas representariam graus distintos da mesma dominação colonialista.

Essas e outras declarações estão em entrevista concedida por ele ao podcast da Ilustríssima. Vale a pena submeter nossas certezas a essa outra tradução do mundo.

Leia também: A maldição do nerd branco

2 comentários:

  1. Vou ouvir a ilustríssima porque nao entendi nada. Materialista histórico, eu penso em evolução dos meios de produção e cercear o direito de extrair petróleo da foz do Amazonas fuciona apenas como advocacia da familia Bush. Os indios sao atrasados ou ha algum espaço pra eles no mundo socialista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouça. No socialista, não sei, mas para o comunista estão muito mais preparados que nós. Abraço!

      Excluir