Doses maiores

12 de fevereiro de 2021

Olavo de Carvalho, líder do bloco dos ressentidos

“Olavo tem razão”, a frase que desde 2015 ganhou os espaços públicos do País também foi parar em camisetas, cartazes, marchinhas carnavalescas e “repetida em uníssono por entusiasmados não leitores”, diz João Cezar de Castro Rocha, no livro “Guerra cultural e retórica do ódio”.

Mas de onde vem toda essa admiração por um desbocado defensor da mentira como caminho para a verdade?

Segundo Rocha, “o ressentimento é uma poderosa força motriz da história”. Talvez, seja difícil comprovar essa tese tão genérica. Mas vejamos o que diz Olavo de Carvalho em seu twitter, em 04/12/2019, em letras garrafais:

MEUS ALUNOS SUPERAM, EM QUANTIDADE E QUALIDADE, A PRODUÇÃO CULTURAL DE QUALQUER UNIVERSIDADE BRASILEIRA. E NÃO CUSTAM AO POVO UM TOSTÃO EM IMPOSTOS.

Olavo nunca se graduou no ensino superior. Claro que não é isso que o desqualifica. O que o torna um charlatão ressentido, líder de muitos outros ressentidos, é considerar sua distância da Universidade como produto de um trabalho de sabotagem de picaretas comunistas que tomaram conta da academia.

Por outro lado, é preciso admitir que ele domina uma “técnica persuasiva do discurso”, afirma Rocha. Por exemplo:

...com ineditismos sem paralelo (Não há nenhum precedente histórico para este fenômeno); com exageros que descaracterizam o objeto (esse império universal da impostura); com generalizações que tornam vazio o enunciado (Mas um cérebro marxista nunca é normal); com afirmações evidentemente falsas, mas cuja veracidade ao mesmo tempo não pode ser facilmente questionada (É verdade: o Brasil é o único país do mundo onde a filosofia é uma especialização...)

Em breve, mais detalhes sobre essa técnica. Depois do carnaval, lógico.

Leia também: Olavo de Carvalho, o Rasputin nacional

2 comentários:

  1. O conhecimento demanda um longo e profundo trabalho intelectual. Enquanto não existir uma virada no modelo econômico vigente, onde não interessa criar condições para o desenvolvimento desse trabalho para todos, quer seja pelo poder, ou até mesmo pelo custo econômico que isso demandaria, charlatões simplificadores desse processo continuarão a existir, aos borbotões.

    ResponderExcluir
  2. Sim, até que demorou pra esse fenômeno ocorresse com tamanha força entre nós. Porque o nível de conhecimento minimamente fundamentado entre a enorme maioria da população sempre foi muito baixo. Abraço

    ResponderExcluir