Doses maiores

4 de outubro de 2021

O genocídio indígena nas minas coloniais

Mais um relato do livro "Abya Yala!: Genocídio, resistência e sobrevivência dos povos originários", de Moema Viezzer e Marcelo Grondin.

No final do século 18, as minas de Potosí representavam o coração econômico do império espanhol, principal centro produtor de prata da América durante o período colonial.

 

Para sua exploração, adotou-se a prática da “mita”, adaptada do império inca pelos colonizadores espanhóis. Ela trouxe efeitos devastadores e contribuiu significativamente para a desestruturação de numerosas comunidades indígenas e para o declínio da população nos Andes.

 

Anualmente, cerca de 50% dos indígenas homens eram deslocados de suas respectivas comunidades e enviados a regiões de extração de minérios, sobretudo prata e mercúrio, ou para trabalhar na agricultura. Geralmente, trabalhavam por 4 a 6 meses, podendo chegar até 10 ou 12 meses.

 

Na chamada Mita de Potosí, por exemplo, das 30 províncias do vice-reinado e de mais de 10 grupos étnicos diferentes, todos os anos, mais da metade dos homens com idade entre 18 e 50 anos, aptos ao trabalho, eram recrutados compulsoriamente e deslocados para a mina. Trabalhavam até 15 horas por dia, cavando túneis e extraindo o metal com as mãos ou com a ajuda de picaretas.

 

Merece destaque a mina de Huancavelica, de onde se extraía o mercúrio necessário para a purificação da prata e cuja refinação produzia muito pó, o que inevitavelmente provocava pneumonia e envenenamento. Ali trabalhavam até 3,3 mil indígenas e era considerado afortunado aquele que conseguia sobreviver a dois meses de trabalho.

 

Mais de oito milhões de indígenas pereceram no trabalho de minas como a de Potosí, durante o período colonial.

3 comentários:

  1. Pelo que entendi essa forma de exploração já era utilizada pelos incas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mita, sim. Não sei se na mesma intensidade. Em escala, é provável que não. Mas era um império né? Sociedade de classes também.

      Excluir
    2. Isso Serginho, perfeito, exatamente o que imaginava. Bjs

      Excluir