Doses maiores

14 de fevereiro de 2020

Indústria americana, capital chinês, exploração global

Os trabalhadores de Ohio, Estados Unidos, têm saudades do tempo em que tinham empregos em grandes fábricas. A cidade fica no chamado “cinturão enferrujado”, onde antes as indústrias do “cinturão do aço” criavam muitas ocupações.

Em 2016, é inaugurada uma fábrica chinesa de para-brisas na cidade. São dois mil empregos, dos quais cerca de 20% reservados a operários vindos da China.

O otimismo se espalha pela população local. Os empregos estavam voltando. E graças exatamente a que vem sendo apontado como responsável pela maior parte do desemprego estadunidense.

Mas o capitalista chinês à frente do empreendimento tem uma condição fundamental para manter a fábrica funcionando. Nada de sindicatos. “Eles aumentam os custos”, diz Cao Dewang.

A princípio, os recém-contratados estão muito felizes. Voltaram à vida produtiva, ainda que trabalhando por menos da metade do que recebiam antes. Melhor que nada, afinal.

Mas logo surgem as contradições. Os operários chineses têm uma cultura laboral própria. Muita submissão aos patrões e chefes. Trabalho incessante, folgas apenas aos domingos e horários de almoço contados em minutos.

Os trabalhadores locais não aceitam esse ritmo. Também questionam o monopólio chinês dos cargos de chefia. Os conflitos se multiplicam. Começa uma campanha por uma organização sindical no local. A empresa faz terror e chantagem para impedir e é bem sucedida.

Muito resumidamente este é o enredo do documentário “Indústria Americana”, de Julia Reichert e Steven Bognar. Vencedor do Oscar, merece ser visto. Mostra como a epidemia capitalista se espalhou a tal ponto que o capital chinês dá aulas de exploração ao imperialismo ianque.

A indústria é global. A resistência também deve ser.

Leia também:
Precisamos debater a China. E muito

Um comentário:

  1. Muito boa esta situação prática para entender as formas de capitalismos, suas culturas etc. Faz a gente pensar. Como sabe não sou chegado a documentários, vou ver só porque vc indicou...rsss.

    ResponderExcluir