Doses maiores

4 de fevereiro de 2020

Como combater o fascismo nas ruas

Vejamos o que fala o livro “Fascism: Theory and Practice”, de Dave Renton, sobre a ocupação violenta das ruas pelos fascistas.

Marchas, intimidações físicas e grandes manifestações são muito importantes para os fascistas. Portanto, é principalmente nessa arena que é preciso dar-lhes combate.

O próprio Hitler chegou a alertar:

Apenas uma coisa poderia nos ter detido - se nossos inimigos tivessem entendido nossos princípios e, desde o primeiro dia, tivessem destruído com a máxima brutalidade o núcleo de nosso movimento.

Onde os fascistas ainda são pequenos, isolados e rachados, seria um desperdício de energia perseguir apenas alguns deles. Mas onde já estão tentando controlar as ruas, é necessário confrontá-los.

Confrontos físicos, no entanto, devem ser entendidos em sua dimensão específica. A violência não faz parte da visão de mundo dos antifascistas. Nós não procuramos criar uma sociedade onde a violência seja natural ou comum. Glorificar a violência, jamais.

Por esses motivos, o confronto físico contra o fascismo deve abranger um grande número, deve ser primordialmente não violento e não deve envolver apenas antifascistas “profissionais”. O objetivo principal é construir uma oposição verdadeiramente de massa.

Renton cita como exemplo dessa oposição de massa o Rock Contra o Racismo e a Liga Antinazista, movimentos nascidos em 1979, quando o fascismo ressurgia forte na Inglaterra.

Essas frentes uniam comunistas, socialistas, trabalhistas, punks, militantes negros e sindicalistas. Suas atividades reuniam dezenas de milhares e, nas eleições daquele ano, o partido fascista não ultrapassou 1,5% dos votos.

Ou seja, derrotar os fascistas é possível, desde que não entreguemos a eles justamente o palco principal de nossas maiores vitórias: as ruas.

Leia também:  Como combater o fascismo no campo das ideias

2 comentários:

  1. Sergio, uma coisa que venho me perguntando: a revolução, hoje, será uma transformação através da luta armada, como foi a última que vimos, Cuba? Acho que li mesmo aqui nas Pílulas que a revolução russa não disparou, ou quase isso, uma bala sequer. Mas a guerra estava existindo. E hoje? Vc cita aqui que as lutas antifascistas e antinazista não devem ser violentas, e cita um exemplo que não foi de uma derrota do fascismo e nazismo na época em que eles existiram. E também não foram na época de mídias sociais. A pergunta que me parecia clara no passado, e que hoje não consigo responder, é se existe ainda papel nas lutas revolucionárias e transformadoras da ação violenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha assim, de bate pronto, só penso uma coisa. Transformações revolucionárias ou ações e medidas com pretensões de radical transformação social sempre foram respondidas com ações violentas por parte dos poderosos. Portanto, sempre que tivermos pretensões desse tipo seremos arrastados a episódios de extrema violência. A questão é saber se saberemos como resistir. Mas se não nos prepararmos minimamente, a derrota será não só certa, como esmagadora.

      Excluir