Doses maiores

14 de janeiro de 2022

Lula, o cavalo do terreiro nacional

Com seu jeito conciliador e envolvente de tratar os oponentes nas discussões e negociações, a figura de Lula se destacava entre as lideranças operárias...

(...)

Convertido em habilidoso negociador, ao mesmo tempo que sustentava a greve Lula tentava negociar com os patrões sem abrir mão das exigências...

Os trechos acima são da biografia de Lula, recém-lançada por Fernando Morais. Nela se destaca um líder “maneiro no trato com adversários e patrões, apesar da aparência de mal-humorado”.

Esse traço da personalidade de Lula não é segredo para quem acompanhou de perto sua trajetória. Sempre foi um conciliador disposto a tudo para evitar o confronto.

Mas prevalece em grande parte da sociedade a imagem de Lula como um feroz líder das massas e perigosa ameaça aos interesses dos poderosos.

O fato de que Lula nunca tenha conseguido se livrar completamente dessa imagem é intrigante. Mas talvez fosse mais fácil entender esse fenômeno se considerássemos o ex-metalúrgico uma espécie de “cavalo” das contradições sociais do País. Cavalo no sentido que as religiões afro-brasileiras utilizam para designar os médiuns que são “possuídos” por entidades espirituais.

No caso de Lula, essas entidades seriam os conflitos e contradições de uma das sociedades mais injustas do planeta. Elas teriam encontrado nele o médium adequado para se manifestarem de forma barulhenta, mas pacífica.

Na verdade, as classes dominantes deveriam agradecer Lula por fazer esse papel. Não fosse por isso, talvez os fantasmas das muitas gerações massacradas por séculos de dominação criminosa já poderiam ter encarnado em outras forças sociais. Forças que estão vivas, atuantes, com muito ódio de classe e sede de justiça.

Leia também: O que está em disputa são os rumos do golpe de 2016

2 comentários:

  1. Interessante, Sérgio. Mas fico com a análise mais mundana, talvez mais complexa. Acho que Lula encarnou esses "atributos" no processo de vivência concreta das classes no Brasil mais recente, que inclui imaginários, afetos, e outras requisições e manifestações humanas nas suas relações. Vamos falando por aqui, né? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo. O cavalo é só uma metáfora na tentativa de entender esse fenômeno tão complexo. Vamos falando por aqui e, de vez em quando, por aí também. Abraço!

      Excluir