Doses maiores

20 de março de 2023

O Partido Socialista da América e a questão racial

Fundado em 1901, o Partido Socialista da América reunia várias tendências do movimento operário. Rapidamente, se tornou a maior e mais importante organização socialista estadunidense.

Mas, como diz Ahmed Shawki, em seu livro “Libertação Negra e Socialismo”, sua ala direita era abertamente racista. Em 1902, Victor Berger, primeiro socialista eleito para o congresso americano, declarou que “os negros e mestiços constituem uma raça inferior”.

Na verdade, uma visão compatível com a ala direita da Segunda Internacional, que favorecia a colonização e acreditava na missão “civilizatória” das Grandes Potências.

Já na ala esquerda do partido, havia dirigentes como Eugene Debs, que se opunha à discriminação racial e convocava os negros a rejeitar doutrinas que tentavam mantê-los em posições submissas.

Por outro lado, Debs entendia que os negros não mereciam atenção especial. “O Partido Socialista é o partido de toda a classe trabalhadora, independentemente da cor”, dizia ele.

Apesar de todos esses problemas, a esquerda do partido foi firme na luta contra o racismo. Especialmente, em seus esforços para organizar os trabalhadores negros e brancos em uma organização única: o IWW (Trabalhadores Industriais do Mundo).

Em sua fundação, em 1905, o IWW adotou o slogan: “Atacar um de nós é atacar a todos nós. Nenhum trabalhador ou trabalhadora deve ser excluído por causa de credo ou cor”. E em 1910, a organização lançou uma campanha impressionante para recrutar trabalhadores negros.

Em 1919, o partido se dividiu na avaliação sobre a vitoriosa Revolução Russa de 1917. Dois partidos comunistas saíram desse racha: o Partido Comunista e o Partido Comunista Trabalhista. É o que veremos na próxima pílula.

Leia também: Os primeiros socialistas estadunidenses e a libertação negra

3 comentários:

  1. Eu não tenho muito conhecimento, mas acredito que as questões raciais, homossexuais e outras, não foram muito material de partidos comunistas. Também não conheço textos substanciais de Marx, Engels, Lenin e outros sobre tais questões, Não que por conta disso acho que eles não eram revolucionários, simplesmente não foram questões muito discutidas e defendidas entre os comunistas do seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas na época da fundação do partido fazia pouco tempo desde o fim da Guerra de Secessão, que teve como estopim a manutenção ou não da escravidão. Ou seja, a questão racial acabou dividindo a classe dominante do país, ainda que não por razões nobres. Não era algo menor. Apesar de que a mesma divisão que aconteceu pelo alto acabou atingindo as classes exploradas também. Daí haver racistas entre quem se dizia socialista.

      Excluir