Doses maiores

8 de março de 2023

Doses de reforço sobre a luta feminista

O dia de hoje pede uma seleção com algumas pílulas sobre a luta das mulheres. Aí vão elas:

Fantifas: as feministas antifascistas
Uma militante sueca lembra que sempre que mulheres antifascistas batiam em nazistas, eles não só mentiam, dizendo que foram homens, como começaram a se esconder para não passar por nova humilhação.


Mulheres negras da família Liberdade
Mulheres costumam ter suas biografias soterradas pela história dos homens com quem conviviam. Pior ainda se elas participaram de lutas como as da resistência negra.


Amor ou trabalho não pago?
A lógica capitalista condena a mulher ao trabalho doméstico. Na verdade, trabalho reprodutivo gratuito para o capital, diz Silvia Federici. Em que até o sexo funciona como instrumento de exploração.

Não há revolução sem a rebeldia feminina
A presença das mulheres nas revoluções é muito maior do que parece. Foram elas que detonaram muitos processos radicais de transformação social.


Dominação masculina sempre houve. Mas pode acabar
Na história humana, a dominação masculina sempre foi regra. E, por incrível que pareça, a possibilidade de que ela desapareça surgiu com o capitalismo.


As feministas que leem Marx não estão contentes
Marx não era cego para as questões de gênero. Mas foi preciso que suas barbas lhe fossem tiradas pelos muitos feminismos, inclusive os não marxistas.


A revolta da lua que menstrua
Para Chris Knight, a raça humana surgiu graças a uma greve de sexo de antigas fêmeas de nossa espécie. Os machos teriam sido obrigados a controlar seus instintos mais básicos. As leis naturais se renderam diante da autoridade feminina. Nascia a cultura e com ela a humanidade.

5 comentários:

  1. Não gostei. Faltou citações da Biblia e do Alcorão. Aliás, como um bom misógino que sou, acho que o islã tem um sistema perfeito de opressão patriarcal (rsrsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsss... Dizer que o sistema é perfeito não significa apoiá-lo. É só uma constatação.

      Excluir
    2. Sim. Pernicioso como todo sistema religioso

      Excluir