Doses maiores

15 de março de 2023

Capitalismo: merda em todo lugar ao mesmo tempo

Os jornais de 13/03/2023 divulgaram: Oscar de melhor filme para “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”. A notícia dividia as manchetes com o anúncio da quebra do Silicon Valley Bank (SVB). Era um banco estadunidense de porte médio, mas sua quebra foi a maior da história.

A produção premiada não tem qualquer relação com bancarrotas financeiras. Mas a alteração no título do filme feita acima ajuda a descrever o alcance apocalíptico dos desastres provocados pelo capitalismo contemporâneo.

Acabamos de sair de uma grave crise pandêmica. Nada impede, porém, que a próxima já esteja a caminho. Afinal, as possíveis causas do covid estão todas aí: desmatamento, aquecimento global, imensos criadouros e matadouros de animais. São fatores com enorme potencial de levar ao surgimento de patologias em relação às quais a humanidade continua vulnerável.

Voltando à seara econômica, a maior quebradeira bancária jamais vista ocorreu em 2008. Até hoje, a economia mundial sofre com seus efeitos. Principalmente, elevado desemprego, baixos salários, muita pobreza. E, tal como no caso da pandemia, os fatores causadores permanecem firmes e fortes. É o que mostra a quebra do SVB.

Podemos acrescentar a tudo isso as disputas interimperialistas envolvidas na guerra da Ucrânia. Um conflito cujos ingredientes são literalmente explosivos, ameaçando populações inteiras com mais mutilações, mortes e sofrimento.

Enquanto isso, a cena política continua povoada por lunáticos fascistas perigosos que deixariam boquiabertos até os personagens delirantes do filme premiado.

Dizem que é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo. Certamente, porque o primeiro seria um alívio comparado à continuidade do segundo.

Muita merda, mesmo!

Leia também: O capitalismo gângster à moda Americanas

2 comentários: