Doses maiores

28 de janeiro de 2016

Para bom entendedor, meia palavra bas...

Há coragens e coragens

Ela já foi fotografada andando de bicicleta várias vezes. Tem uma respeitada trajetória política de 40 anos, chegando a viver na clandestinidade em defesa de seus ideais. Jamais lhe faltou coragem.

É isso mesmo que você pensou. Trata-se da ministra da Justiça da França, Christiane Taubira, que acaba de renunciar a seu cargo em protesto contra a legislação antiterrorista apresentada ao parlamento francês pelo governo que ela integrava. Segundo suas palavras:

Em alguns casos, resistir é ficar, em algumas ocasiões resistir é ir. Por fidelidade a si mesmo, a nós. Que a última palavra seja a ética e o direito.

Nem sempre vencer a qualquer custo é realmente vencer.

Do subprime para a água

Michael Burry é o investidor, autor do livro que inspirou o filme “A Grande Aposta”, em cartaz. Livro e filme mostram como Burry deu um golpe genial ao apostar contra os “subprime”, títulos podres do mercado imobiliário, considerados, até então, investimentos 100% seguros.

Quando a crise estourou, em 2008, Blurry ganhou cerca de um bilhão de dólares. Em 2010, ele passou a investir em terras agrícolas. Não por causa do cultivo em si, como se verá pela declaração abaixo, feita por ele à revista “New York”:

Vi claramente que a comida é a maneira de investir em água. Cultivar alimentos em terra rica em água e transportá-la para terra pobre em água.

Para constar

O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Um deles é o herbicida 2,4-d, um derivado do agente laranja usado na Guerra do Vietnã. Entre os muitos efeitos patológicos deste produto, a microcefalia.

Leia também: Para bom entendedor, meia palavra bas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário