Doses maiores

11 de fevereiro de 2019

Rosa, ainda mais necessária que Lênin

Os erros cometidos por um movimento operário verdadeiramente revolucionário são infinitamente mais frutíferos e valiosos, historicamente falando, do que a infalibilidade do melhor "comitê central".

Esta é uma das mais conhecidas frases de Rosa Luxemburgo. Foi escrita em 1903, contra o que identificava ser uma tendência de Lênin a atribuir ao partido o papel de dono da verdade.

Em 1913, ela voltaria a escrever sobre a questão:

...através da análise teórica das condições sociais da luta, os socialdemocratas (socialistas) introduziram em um grau sem precedentes o elemento de consciência na luta de classes proletária; deram à luta de classes sua clareza de objetivos; criaram, pela primeira vez, uma organização permanente das massas trabalhadoras, configurando assim a espinha dorsal da luta de classes. No entanto, seria para nós um erro catastrófico determinar que, a partir de agora, cada iniciativa histórica do povo deve passar unicamente pelas mãos da organização partidária, e que as massas desorganizadas do proletariado se tornaram uma coisa amorfa, um peso morto na história. Pelo contrário, as massas populares continuam a ser a matéria viva da história mundial (...); somente quando há sangue circulando entre os núcleos organizados e as massas populares, apenas quando a mesma pulsação vital se faz sentir em ambos, os socialdemocratas podem se tornar capaz de grandes feitos históricos.

Em 1917, Rosa reconheceria os acertos da liderança bolchevique na tomada do poder na Rússia. Mas jamais abriu mão de suas advertências iniciais.

Aparentemente, vivemos tempos que deixaram para trás esse debate. Mas cada ação de resistência recoloca essa questão. E tornam Rosa ainda mais necessária que Lênin.

Leia também: A violência de classe, segundo Rosa Luxemburgo

2 comentários:

  1. A frase da Rosa Luxemburgo plagiou a do filósofo iluminista Dênis Diderot!
    "A regra arbitrária de um príncipe justo e iluminado sempre é ruim. Suas virtudes são as mais perigosas e seguras formas de sedução: elas direcionam uma pessoa imperceptivamente ao hábito de amar, respeitar, e servir seu sucessor, independente de qual sucessor poderá vir a ser, não importa quão mau ou estúpido."

    Melhor pensar que foi adaptada.

    ResponderExcluir