Doses maiores

25 de fevereiro de 2019

Do menos pior ao muito ruim, rumo a mais derrotas

A janela de Overton é um conceito que descreve como certas ideias passam a ser toleradas em determinados contextos. O nome é derivado de seu criador, Joseph P. Overton, professor do Centro de Políticas Públicas de Mackinac, Michigan, Estados Unidos.

Segundo essa teoria, a aceitação de algumas ideias depende menos das preferências dos políticos e mais da capacidade de torná-las aceitáveis pela opinião pública.

A extrema-direita afirma que esse mecanismo é utilizado pela indústria cultural para normalizar taras sexuais e ideias esquerdistas através de novelas e filmes. Pura bobagem.

Mas a teoria pode ajudar a entender como antigas posições politicamente ruins vêm se transformando em alternativas razoáveis. O fator decisivo nessa metamorfose entre nós foi a eleição de Bolsonaro.

Diante de tamanho desastre, tudo seria menos ruim. A janela passa a iluminar valores conservadores enquanto as posturas mais à esquerda vão perdendo visibilidade. Desse modo, o general Mourão seria preferível à lunática família do presidente. Ou a Globo, menos pior que o SBT.

Enquanto isso, organização de base, jornadas de lutas, manifestações, greves vão sendo esquecidas como instrumentos de resistência.

Claro que a situação exige as alianças mais amplas possíveis. Mas uma coisa é buscar todo o tipo de apoio para defender conquistas importantes para a grande maioria. Outra é se juntar àqueles que sempre combateram essas mesmas conquistas.

Recentemente, o deputado federal Alessandro Molon (PSB), da oposição, brincou: “Este governo está se enrolando sozinho. Por enquanto, nossa maior tarefa é não atrapalhar”.

Mas se continuarmos a limitar nossos movimentos aos deslocamentos da janela de Overton, nossa maior tarefa será assistir passivamente a muitas outras derrotas.

Leia também:
Sob as patas de Bolsonaro

2 comentários:

  1. Oi Sérgio!
    Vc concorda com a ideia corrente nas redes sociais e em alguns blogs de que a maior derrotada no estilo Bolsonaro de governar acaba sendo a própria direita?
    OBS: não que as fontes citadas sejam confiáveis, mas elas têm sido canais mais utilizados para acesso a notícias e leituras de blogs diversos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Salete. Depende. Bolsonaro está longe de ser o cara ideal para a direita. Vive dando tiro no pé e colocando em risco a aprovação de medidas que interessam ao grande capital, como a reforma da previdência, privatizações, fim definitivo dos direitos trabalhistas etc. Mas continua sendo a aposta deles. Agora, derrotados mesmo somos nós, da esquerda, e a maioria da população pobre. Porque mesmo que algumas daquelas propostas não sejam aprovadas, ou sejam de maneira diferente do que eles querem, nós já teremos acumulado problemas sociais graves e perdido muito tempo e energia valiosos tentando não ser esmagados.

      Abraço!

      Excluir