Doses maiores

14 de outubro de 2019

Do descontrole ao apocalipse capitalista

“A inteligência artificial sairá do controle, dizem 10 grandes personalidades”, segundo matéria da revista Época publicada em 13/03/2019. Entre as “personalidades”, os donos da Apple, Microsoft, Tesla e até Vladimir Putin.

Mas cabem duas questões preliminares.

Primeiro, sairá do controle de quem, caras pálidas? Uma coisa são bilionários preocupados. Outra coisa é o restante dos mortais mantidos na dependência dessas novas tecnologias exatamente por esses bilionários e seus governos.

Segunda questão: desde quando, na condição de espécie humana, estamos no controle de alguma coisa? Ou melhor, quando é que resolvemos que precisamos controlar tudo, incluindo o restante da natureza.

A resposta a esta última questão é relativamente simples. Faz uns duzentos anos que uma parte da humanidade impôs ao restante dela e sua descendência que nossa relação com a natureza seria de escravização de suas leis a nossos caprichos. Ou melhor, ao imperativo absoluto de gerar lucros.

O resultado está aí: crises ambientais, incluindo epidemias, envenenamento da atmosfera, de rios e oceanos e alterações climáticas com consequências cada vez mais trágicas. Chama capitalismo, isso. Ou seria, apocalipse capitalista?

Em 1848, Marx e Engels escreveram no Manifesto Comunista: “Tal como o aprendiz de feiticeiro, a burguesia não consegue controlar as potências que pôs em movimento”. Uma descrição que sofre atualizações a cada onda de “novas tecnologias”.

Mas afirmar que não há ninguém rigorosamente no controle, não significa que não haja culpados. E entre eles estão essas “personalidades” que se dizem preocupadas, enquanto preparam suas Arcas de Noé privativas.

Nesse caso, poderíamos assumir o controle da situação, nem que seja apenas para providenciar-lhes um juízo final igualmente privativo.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário