Doses maiores

23 de junho de 2022

A mentira cósmica dos Homens de Davos

Na condição de jornalista, Peter S. Goodman participou de dez edições do Fórum Econômico Mundial, que acontece anualmente em Davos, na Suíça.  É essa experiência e as conclusões que tirou dela que estão no livro “Davos Man”, ainda sem tradução do inglês. Abaixo, algumas informações retiradas da obra.

“Comprometidos em melhorar a situação do mundo”. Essas palavras estão por toda parte em Davos, diz Goodman. Impressas em faixas penduradas nos postes, em todas as paredes de todas as salas de reunião e nas bolsas de computador brindadas aos jornalistas presentes ao evento, que as recebem como autênticos símbolos de poder.

A fortuna coletiva dos participantes da edição de 2020 foi estimada em meio trilhão de dólares. As pessoas que se reúnem nos Alpes são, por qualquer critério, os grandes vencedores do capitalismo mundial. Suas fortunas estupendas, suas marcas e sua posição social estão intimamente entrelaçadas com o sistema econômico, tornando duvidoso seu compromisso com “melhoria”. Uma palavra que implica mudanças.

“Essa é a magia de Davos”, disse um executivo do Fórum a Goodman. “É a maior operação de lobby do mundo. As pessoas mais poderosas se reúnem a portas fechadas, sem qualquer responsabilidade, e escrevem as regras para o resto do mundo”, admitiu cinicamente o entrevistado.

A unir esses homens, diz o autor, está o que ele chama de “Mentira Cósmica”:

...a ideia sedutora, mas comprovadamente falsa, de que cortar impostos e desregulamentar mercados não apenas produzirá riqueza extra para os mais ricos, mas distribuirá os benefícios para as massas felizardas. Algo que, na vida real, aconteceu exatamente zero vezes.

Nas próximas pílulas, a mentira continua.

Leia também: As criaturas repulsivas e parasitárias do Fórum de Davos

Um comentário: