Doses maiores

20 de janeiro de 2020

O neostalinismo é um antimarxismo

Um fenômeno novo e grave vem entusiasmando setores da militância da esquerda nacional. Diante do avanço selvagem da direita aqui e no mundo. Diante do fracasso das fórmulas conciliadoras de esquerda, de que é exemplo flagrante o petismo. Diante da truculência de classe que jamais deixou de castigar as populações periféricas. Diante de tudo isso, surge o neoestalinismo como pretensa alternativa.

Essa reabilitação de Stálin vem sendo capitaneada no Brasil principalmente pelo livro, “Stalin: história crítica de uma legenda negra”, de Domenico Losurdo.

Uma boa crítica a essa obra foi feita recentemente por Mario Maestri no artigo “Domenico Losurdo, um farsante de sucesso na Terra dos Papagaios”. Segundo ele, o autor italiano integra “o balaio de autores direitistas que, não raro, se dizendo de esquerda, dedicam-se a ataque turvo ao marxismo revolucionário, que vive hoje momentos dramáticos”.

Outra crítica consistente ao livro de Losurdo é feita por Gustavo Machado em seu canal do Youtube, “Orientação Marxista”. Em especial no episódio “O Stálin de Domenico Losurdo: manual de charlatanice”.

O anseio por radicalizar a resistência anticapitalista é legítimo e necessário. A militância socialista não pode ficar de braços cruzados, confiando nas instituições ou aguardando o calendário eleitoral.

Mas o estalinismo não foi uma radicalização de esquerda. Foi um extremismo conservador, responsável pela contrarrevolução na Rússia Soviética. Mais que isso, pelo aborto de várias revoluções pelo mundo a pretexto de defender o “socialismo em um só país”, excrescência histórica contrária a tudo o que pensava Marx.

Se há alguma coisa de radical no neostalinismo é seu antimarxismo. E por isso deve ser combatido pelos marxistas, também radicalmente.

Leia também:
Os terríveis erros de Stálin no combate ao nazismo
União Soviética: preservando o estado às custas da revolução

2 comentários:

  1. É isso, Sérgio!

    Também recomendo outro artigo do Esquerda Online: "O partido dos fuzilados
    Stalinismo e memória de esquerda" https://esquerdaonline.com.br/2019/11/21/o-partido-dos-fuzilados-stalinismo-e-memoria/

    Forte abraço!

    ResponderExcluir