Doses maiores

13 de janeiro de 2020

A lógica dos lucros derruba e silencia florestas

Peter Wohlleben é um engenheiro florestal alemão, autor de “A Vida Secreta das Árvores”, um livro cheio de revelações sobre essas belas criaturas, tão presentes em nossas vidas quanto ignoradas. A não ser quando se trata de derrubá-las ou explorar seus frutos.

Wohlleben conta, por exemplo, que, nas florestas, as árvores se valem de uma rede subterrânea para se comunicarem entre si. Essa rede é formada por fungos que “funcionam como os cabos de fibra óptica da internet”. Segundo ele:

Ao longo dos séculos, um único fungo pode se estender por muitos quilômetros quadrados e criar uma rede capaz de ligar florestas inteiras. Ele transmite sinais de uma árvore para outra e as ajuda a trocar notícias sobre insetos, secas e outros perigos. Aliás, a ciência já fala da existência de uma “wood wide web” que permeia as florestas.

Quando essa rede é silenciada, os espécimes ficam solitários e mais vulneráveis. Uma árvore incomunicável pode não receber “o sinal de perigo iminente e acaba devorada por lagartas e besouros”.

Esse problema é mais frequente entre as plantas cultivadas, pois sua rede de comunicação não se forma adequadamente. Nesse caso, as árvores são quase “surdas-mudas” e se tornam presas fáceis para insetos e pragas.

E este, diz o autor, “é um dos motivos pelos quais a agricultura moderna usa tanto inseticida. Para estimular a comunicação entre as plantas, os agricultores deveriam aprender mais sobre as florestas e introduzir um pouco da vida selvagem em seus cultivos”.

Mas é impossível aprender com as florestas quando impera a lógica dos lucros obtidos com sua derrubada ou seu silenciamento.

Leia também: A COP-25 e o princípio da sétima geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário