Doses maiores

22 de janeiro de 2020

Algumas pílulas sobre Lênin

Em 21 de janeiro de 1924, morria Lênin. Foi-se o homem, ficaram as lendas. Muitas delas negando sua grande obra revolucionária.

Algumas pílulas abordam essas contradições. É o caso de “Um Lenin anarquista, louco, isolado”, que relata o modo como foram recebidas suas Teses de Abril, em 1917. O episódio mostra como é falsa a ideia de que o partido bolchevique fosse dirigido de forma ditatorial por Lenin.

Lênin, o grande navegador e suas dúvidas” recomenda a leitura de “Reconstruindo Lênin”, biografia intelectual do marxista húngaro Tamás Krausz. Nela ficamos sabendo, por exemplo, que o grande navegador também teve sérios momentos de incerteza. Principalmente, quando as esperadas revoluções na Europa ocidental faltaram ao encontro com a História.

Quando nem a dialética de Lênin funciona” mostra como a situação do Estado soviético no início dos anos 1920 era tão complicada que nem a sofisticada dialética política de Lênin deu conta de suas contradições.

Em “Aventureiros e mafiosos no poder soviético” ficamos sabendo que nos primeiros meses da revolução, Lênin já identificava certo número de aventureiros e mafiosos ocupando posições de autoridade. Gente cuja vocação para a corrupção e o autoritarismo, Stálin saberia utilizar mais tarde na contrarrevolução que viria a liderar.

União Soviética: preservando o estado às custas da revolução” discorre sobre como Stálin inverteu a lógica libertária presente na obra “O Estado e a Revolução”, de Lênin.

Finalmente, “A grandeza e a tragédia da Revolução Russa” traz fragmentos de autoria de Victor Serge e Vassili Grossman. Ambos lamentando que a revolução liderada por Lênin tenha se transformado em seu oposto sob o stalinismo.

2 comentários:

  1. Quer dizer que foi a morte dele (?), por isso andei ouvindo muita gente falando. Não que estivesse esquecido, ou precisasse estar morto para isso. Até seus opositores reconheciam sua extraordinária inteligência, capacidade intelectual e tirocínio político. Hoje, estes atributos estão cindidos no campo da esquerda, tendo alguns com uma, umas (não todas) e nenhuma. Volta Lenin, volta. Boa lembrança e boas Pílulas sobre o camarada, camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente falando? Você tá muito bem de amigos e conhecidos. O fato é que tô nesse lance de denunciar o neoestalinismo e nada como lembrar que Lênin não tem nada a ver com Stálin. Pelo menos, não diretamente. Valeu, camarada!

      Excluir