Doses maiores

29 de janeiro de 2020

O contraditório caráter de massa do fascismo

A maioria dos estudiosos concorda que uma de principais características do fascismo é seu caráter de massa.

Mas como alerta Dave Renton em seu livro “Fascism: Theory and Practice”, a base social do fascismo italiano era formada principalmente por trabalhadores administrativos, pequenos proprietários e profissionais liberais.

O partido de Mussolini era pouco popular entre trabalhadores gráficos, mecânicos, metalúrgicos e da construção civil. Os operários não passavam de 15 a 20% de seus membros.

De fato, o fascismo revelou-se uma ditadura brutal para os trabalhadores italianos. Entre 1927 e 1932, estatísticas oficiais mostram redução de 50% no valor de seus salários.

Mas a pequena burguesia também foi prejudicada. Decretos passaram a regular os preços de varejo em abril de 1934, atingindo diretamente os comerciantes, entre os quais havia grande apoio ao fascismo.

A classe que mais se beneficiou do regime fascista italiano foi a dos grandes empresários. No período, foram abolidos impostos sobre capital, herança, lucros de guerra e salários de altos executivos.

Na Alemanha, a base social nazista também era pequeno-burguesa, mas os maiores beneficiados por seu governo foram os grandes industriais e latifundiários. Entre 1933 e 1936, os lucros médios desses setores aumentaram 433%.

Mas apesar disso tudo, muitos setores da alta burguesia resistiram a apoiar o fascismo em seu início.

Estas circunstâncias tornam difícil explicar o fascismo apenas a partir de relações puramente econômicas. É preciso levar em conta a luta de classes e suas muitas contradições.

Do contrário, é impossível explicar não só Hitler e Mussolini, mas Trump e Bolsonaro. Pior que isso, torna ainda mais difícil lutar contra eles.

Continua...

2 comentários:

  1. Serginho, boa, muito se tem falado de neofascismo, protofascismo etc por não ter uma ou outra característica forte do fascismo, como o nacionalismo, ser de massa etc. Eu acho que tem que se entender a natureza mais significativa do fascismo, o elo principal da corrente que ele representa. Eu não sei bem ao certo qual seria. Agora, amigo, assisti recentemente o filme Triunfo da Vontade. Creio que vá escrever sobre ele. Foi de massa, sim, o nazismo. Não sei se na composição econômica, mas de povo era muito. Não só por isso me impressionou muito o filme. Vale a pena ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica. Infelizmente, precisamos voltar a olhar para o facismo antigo porque o novo tá às portas. Valeu!

      Excluir