Doses maiores

29 de abril de 2021

Os entregadores e a pesada retaguarda das lutas econômicas

É perfeitamente possível trabalhar para o Deliveroo e não falar inglês. O aplicativo funciona em vários idiomas e a atividade não exige comunicação verbal extensa.

Quem tem dificuldades em conseguir outras ocupações devido ao pouco domínio da língua pode se tornar entregador facilmente. É o que revela Callum Cant, em seu livro “Riding for Deliveroo”. Foi assim que ele conheceu trabalhadores de várias partes do mundo.

Os imigrantes formam um setor grande, bem organizado e militante nas empresas de plataformas. Não à toa, a primeira ação coletiva dos entregadores da Deliveroo foi um boicote à rede Byron Burgers, após seus gerentes delatarem imigrantes ilegais para as autoridades britânicas.

Originários principalmente da África, Índia, Paquistão, Leste Europeu e América Latina, muitos deles tinham pouca experiência de resistência sindical em seus países. Já outros, como os brasileiros, se destacavam por estar sempre na linha de frente das lutas.

Mas Cant teria uma decepção com alguns de nossos conterrâneos. Segundo ele:

Durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018, entregadores brasileiros de Londres, que haviam feito greve algumas semanas antes, começaram a compartilhar vídeos de apoio ao candidato de extrema direita, Jair Bolsanaro, no WhatsApp.

Pareciam não entender a profunda contradição entre a situação deles no Reino Unido e o candidato que apoiavam no Brasil, diz Cant.

Nesse caso, vale o que Trotsky costumava afirmar: todo movimento de caráter estritamente econômico, mesmo quando radicalizado, tende a carregar uma pesada retaguarda conservadora.

Para dar resposta a esse tipo de situação, só a disputa ideológica. É por isso que Cant e outros companheiros criaram o “Rebel Roo”. Um boletim impresso em papel!

Leia também: Uma breve história de militantes precários

2 comentários:

  1. Ah que informações importantes. A luta econômica pode servir ao avanço da consciência política, isso sabemos, mas nem sempre. Sem querer ser muito pretensioso, acho que posso explicar ao Cant por que os entregadores brasileiros que estiveram na luta votaram em Bolsonaro. Esses emigrantes brasileiros tem o sonho de ir para um país desenvolvido e, através do seu esforço pessoal, ascender na vida. Em quem vc votaria se pensasse assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí. São esses valores da classe dominante que é preciso mudar na cabeça deles. Luta ideológica ou, se preferir, disputa de hegemonia

      Excluir