Segue o debate sobre a “bula ecológica” papal, a louvada “Laudato
si”. Desta vez, com um artigo
extremamente crítico de José Francisco Puello-Socarrás, professor de Ciência
Política da Universidade Nacional da Colômbia, publicado no portal “Rebelión”,
em 27/06.
O autor considera que o decreto de Francisco se inspira em uma versão alemã do neoliberalismo, contrária à ideia de que “a sociedade funcionaria harmônica e perfeitamente graças aos automatismos do mercado”. Rejeição que o Vaticano teria endossado há décadas.
Desse modo, o tom crítico da bula seria apenas produto de uma visão que considera necessária alguma regulação sobre a economia, mas jamais abrindo mão da primazia do mercado. Não à toa, nota Puello-Socarrás, “na análise ecossocial de Francisco, a palavra ‘capitalismo’ brilha por sua ausência”.
O texto apresenta vários elementos polêmicos para justificar suas afirmações. Mas, concorde-se ou não com eles, um aspecto levantado pelo autor faz muito sentido. Por que Francisco resolveu visitar Equador, Bolívia e Paraguai, ignorando Argentina e Brasil? Em especial, este último, considerado referência na questão ambiental?
Segundo o autor, aqueles três países:
O autor considera que o decreto de Francisco se inspira em uma versão alemã do neoliberalismo, contrária à ideia de que “a sociedade funcionaria harmônica e perfeitamente graças aos automatismos do mercado”. Rejeição que o Vaticano teria endossado há décadas.
Desse modo, o tom crítico da bula seria apenas produto de uma visão que considera necessária alguma regulação sobre a economia, mas jamais abrindo mão da primazia do mercado. Não à toa, nota Puello-Socarrás, “na análise ecossocial de Francisco, a palavra ‘capitalismo’ brilha por sua ausência”.
O texto apresenta vários elementos polêmicos para justificar suas afirmações. Mas, concorde-se ou não com eles, um aspecto levantado pelo autor faz muito sentido. Por que Francisco resolveu visitar Equador, Bolívia e Paraguai, ignorando Argentina e Brasil? Em especial, este último, considerado referência na questão ambiental?
Segundo o autor, aqueles três países:
... figuram hoje como fontes
paradigmáticas de complexos processos populares onde o Suma Qamaña (aimara), o
Sumak Kawsay (quéchua) e o Ñandareco (guarani) –, ou seja, horizontes para o
Bem Viver/Viver Bem dos povos – emergiram como matrizes civilizatórias,
alternas e nativas: alternativas! Não somente contra o neoliberalismo em
qualquer uma das suas versões, mas, para além, como propostas potencialmente
anticapitalistas.
Leia também: O ambientalismo poluído do Vaticano
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