Doses maiores

23 de abril de 2020

O fascismo revelado pelo vírus

Antonio Scurati lançou "M, o filho do século" antes da atual crise pandêmica. Mas neste primeiro volume da biografia política de Mussolini, ele relaciona o fenômeno fascista a um vírus.

Referindo-se às classes médias que aderiram à liderança de Mussolini nos anos 1920, ele diz que grande parte dessas camadas era formada por pessoas que “viviam com medo, comiam medo, bebiam medo, iam para a cama com medo”.

Um medo que, por sua vez, alimentava um ódio tremendo às aspirações das camadas mais populares. Teria sido essa mistura de temor e ira que levou milhões de pessoas a integrar as fileiras fascistas.

Seriam pessoas infectadas por um vírus que despertaria nelas “um desejo incontrolável de submissão a um homem forte e, ao mesmo tempo, de domínio violento sobre os indefesos”.

Por isso, diz ele, “o fascismo, talvez, não seja o hospedeiro desse vírus que se espalha, mas o seu hóspede”. Ou seja, o fascismo não cria a barbárie social, somente nutre-se dela e a reproduz em escala exponencial.

O fascismo não seria a doença, mas o vetor melhor adaptado a uma estrutura social patológica que cria imensos e numerosos viveiros de criaturas cuja dieta é formada por ressentimento, desespero e raiva.

Da mesma forma, podemos dizer que o coronavírus não é nosso maior problema hoje. Ele é apenas um gatilho dentre tantos outros que ainda podem ser acionados a qualquer momento.

A pandemia jogou luz sobre os muitos cantos escuros de nossa sociedade, onde se emboscavam monstros à espera de uma oportunidade para agir em pleno dia. Que, ao menos, nos sirva para exterminá-los.

Leia também: Pandemia e oportunismo: parasitismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário