Doses maiores

8 de abril de 2020

Pandemia e nivelamento social

A violência seria a grande responsável pelos raros períodos de diminuição da desigualdade social na história humana. Esta é a hipótese que o historiador austríaco Walter Scheidel defende em seu livro “A Grande Niveladora: Violência e a história da desigualdade da Idade da Pedra ao século 21”.

O livro foi objeto de várias pílulas publicadas em setembro de 2019.  E em plena crise epidêmica mundial, seria bom voltar a levar em consideração as provocativas hipóteses de Scheidel.

O autor afirma, por exemplo, que a violência niveladora se manifestaria na história humana como quatro cavaleiros do apocalipse: guerras, epidemias, colapso estatal e revoluções. Seriam eventos que reduziram as distâncias sociais devido às enormes restrições que criam.

Mas hoje, diz Scheidel, esses quatro cavaleiros já não teriam o poder que tiveram outrora. No caso específico das epidemias, elas dificilmente causariam o efeito devastador demonstrado antes dos tempos modernos.

O surgimento do coronavírus-19 não necessariamente desmente o que diz Scheidel. Mais uma vez, é preciso lembrar que não é esta ínfima partícula de matéria que ameaça nossa existência.

É o modo como organizamos nossa vida social que, cada vez mais, torna qualquer desequilíbrio natural um risco letal para a grande maioria de nossa espécie. A ditadura da circulação das mercadorias e os lucros acima de tudo rompem violentamente barreiras naturais importantes. 

Por outro lado, baixos níveis de desigualdade social também podem significar terra arrasada. Nivelada como os terrenos dos cemitérios. Ou destruída como um campo após um estouro de montarias selvagens. Neste caso, aquelas cavalgadas pela cobiça apocalíptica do capitalismo.

Clique aqui e leia um texto com um apanhado das pílulas sobre o livro de Scheidel.

Um comentário:

  1. Muitas bonitas imagens neste texto. Quanto ao que diz tratando do Coronavírus: "(...) que não é esta ínfima partícula de matéria que ameaça nossa existência", que eu simbolizaria como "extrato de pó de merda" (cada um com suas metáforas, mais ou menos sutis), vc acha mesmo que o fim da humanidade não poderia vir através de uma pandemia? Eu tenho cá minhas dúvidas. Bjs.

    ResponderExcluir