Doses maiores

3 de dezembro de 2021

Toussaint liberta todos os escravos de Saint-Domingue

No final do século 18, a ilha de Hispaniola dividia-se entre os domínios espanhol e francês. Santo Domingo, de um lado, Saint-Domingue, do outro. Este último viria a se tornar o Haiti.

Segundo o livro "O maior revolucionário das Américas", de Sudhir Hazareesingh, a unificação sob o domínio francês havia sido determinada por um tratado assinado em 1795. Mas somente ocorreu em janeiro de 1801, quando Toussaint Louverture colocou a ilha sob controle francês.

Imediatamente, 15 mil trabalhadores foram emancipados da escravidão no território ocupado. Além disso, foram nomeados negros e mestiços para cargos no exército e na administração pública.

Em fevereiro de 1801, uma proclamação de Toussaint especificou que todos os libertos de Santo Domingo receberiam um quarto da safra como salário, exatamente como na parte francesa da ilha.

E não só isso. Em julho, Toussaint convidou a população para celebrar a aprovação de uma nova Constituição para o território unificado. O novo texto legal dizia que “escravos não podem existir neste território e a servidão está para sempre abolida. Aqui, todos os homens nascem, vivem e morrem livres e franceses”.

Nada disso agradou a Napoleão Bonaparte. Ele alegava que Toussaint havia concedido a si mesmo poderes ditatoriais, o que era verdade. Mas o próprio Bonaparte havia feito isso, em 1799. Com o golpe de estado de 18 Brumário, não apenas se tornou ditador como restaurou a escravidão nas colônias francesas.

Começava a contagem regressiva para a invasão da ilha por tropas vindas da França, prontas a afogar em sangue o atrevimento de Louverture. Mas o grande derrotado acabaria sendo o próprio Napoleão.

Leia também: Toussaint Louverture: Ogum no comando

2 comentários:

  1. Eu fiquei com um bocado de dúvidas. Louverture era presidente (ou algo assim) da ilha pertencendo uma parte dela a Espanha e outra a França? Ela era uma colônia desses dois países, né? Não existia nenhuma representação governamental desses dois países na ilha? Por que Louverture colocou a ilha para o controle francês? Tenho a impressão que vc não está fazendo essas Pílulas para quem já conhece o processo, o que não é o meu caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, pode ser. Mas acho que vai ficar mais claro na próxima pílula.

      Excluir