Doses maiores

23 de dezembro de 2021

Papai Noel, porco capitalista

As festas de Natal no Brasil costumam ser tristes. Ou, pelo menos, melancólicas. Se alguém duvida, é só lembrar do cancioneiro popular. Não aquele importado do norte gelado, mas o nascido nos sertões, cidades e litorais marcados pela desigualdade social que frustra os sonhos natalinos de muita gente. Principalmente das crianças.
 
Pra começar, citemos alguns versos do baiano Assis Valente:

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem


Outros do paulista Adoniran:

Eu me lembro muito bem
Foi numa véspera de Natal
Cheguei em casa
Encontrei minha nega zangada, a criançada chorando
Mesa vazia, não tinha nada

Mas, talvez, devêssemos passar da melancolia à raiva. Como nessas estrofes cometidas pelos Garotos Podres em "homenagem" ao velhinho do Polo Norte:

Papai Noel velho batuta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo
Aquele porco capitalista

Presenteia os ricos
Cospe nos pobres
Presenteia os ricos
Cospe nos pobres

Papai Noel velho batuta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo
Aquele porco capitalista

Presenteia os ricos
Cospe nos pobres
Presenteia os ricos
Cospe nos pobres
Pobres
Pobres

Mas nós vamos sequestrá-lo
E vamos mata-lo
Por que?

Aqui não existe natal
Aqui não existe natal
Aqui não existe natal
Aqui não existe natal
Por que?

Papai Noel velho batuta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo
Aquele porco capitalista

Presenteia os ricos
Cospe nos pobres
Presenteia os ricos
Cospe nos pobres

Apesar disso tudo, que as festas sejam as menos cruéis possíveis. E que no ano que vem por aí, nos livremos de muitos outros velhos batutas!

Leia também:
A família Marx festeja o Natal
Papai Noel não é de esquerda, mas existe!

2 comentários:

  1. Lembrei a Pílula sobre a família Marx no Natal. Estou mais por aí. Bjs, feliz pós-Natal e um bom ano novo anticapitalista (no mínimo, né). Bjs camarada e amigo. Pelo que estou lendo do livro Camarada, da Jodi Dean, ela classifica que camarada pode ser qualquer um, mas nem todo mundo pode ser. Estendo essa definição às amigas e amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coloquei o link dessa pílula no final, claro. Beijos camaradas, velho camarada!

      Excluir