Doses maiores

16 de julho de 2020

Felipe Neto revela Bolsonaro. Bolsonaro revela o Brasil

Um vídeo de Felipe Neto para o “The New York Times” está bombando na internete. Surpresa nenhuma. Afinal, trata-se do maior “youtuber” brasileiro falando para um dos principais jornais do mundo.

Mas o tema também ajudou muito: Felipe explicou por que Jair Bolsonaro é o pior presidente durante a pandemia. Pior que Trump, para espanto de muitos estadunidenses.

Para a maioria de nós, novamente, surpresa alguma. Mas para muitos dos que viram o vídeo no exterior deve ter sido uma surpresa. Onde está o país que sempre foi visto como o paraíso da harmonia social, da democracia racial, da alegria contagiante, do Zé Carioca?

Claro que o Brasil varonil passou por uma ditadura de vinte anos. Mas, provavelmente, a opinião pública mundial sempre viu isso como um período lamentável de um povo que teve temporariamente sequestrada sua liberdade por um golpe militar.

Virada essa página infeliz de nossa história, teríamos reencontrado nossa verdadeira vocação cordial. Um povo que teria até uma queda por um socialismo mestiço, suave, inofensivo.

Nunca, jamais, se esperaria que um gorila ainda pior que os generais ditadores chegasse ao poder pelo voto, sucedendo um sociólogo renomado, um ex-metalúrgico e uma ex-guerrilheira.

E eis que chegamos ao ponto de ver um garotão liberal ser a voz que pode desmantelar essa visão simpática, mas totalmente falsa, como provam séculos de escravidão e massacre de pobres, pretos e indígenas.

Felipe Neto pode ser o grande mensageiro dessa triste novidade para grande parte do mundo. Mas ela apenas confirma para nós mesmos que somos uma sociedade cujo sistema de dominação sempre esteve pronto para Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaro em crise nunca foi motivo para otimismos fáceis

Nenhum comentário:

Postar um comentário