Doses maiores

22 de julho de 2020

250 anos de Beethoven, o revolucionário

Em 1812, Johann Goethe passeava ao lado de Beethoven pelos jardins da cidade de Teplitz, no antigo império prussiano. De repente, os dois se depararam com a família imperial. Imediatamente, Goethe inclinou-se prestando reverência aos nobres. Mas seu acompanhante continuou a caminhar, sem manifestar qualquer sinal de respeito diante do grupo.

No ano em que se completam 250 anos de seu nascimento, o episódio acima mostra as profundas convicções revolucionárias desse gênio da música universal.

Muitas das obras de Beethoven foram inspiradas pela Revolução Francesa. A Terceira Sinfonia, por exemplo, seria dedicada a Napoleão. Mas quando este se autoproclamou imperador, Beethoven retirou a dedicatória e a batizou de “Heroica” em homenagem à revolução cujos valores republicanos Bonaparte estava traindo.

São muito famosas as quatro notas que abrem a Quinta Sinfonia: Tã, tã, tã, tãããã. As três notas curtas seguidas de uma longa representam o destino batendo à porta da humanidade. Mas as notas que encerram a obra espelham e negam aquelas iniciais. São três sons longos e um curto que citam o refrão de um hino popular revolucionário de 1789 em homenagem à Liberdade.

Ou seja, para Beethoven a Revolução Francesa representava o momento em que o povo conquista liberdade suficiente para assumir o controle de seu próprio destino. Da mesma maneira, Beethoven foi um dos primeiros músicos a assumir o controle sobre sua obra, recusando-se a escravizá-la ao gosto conservador da aristocracia.

Este é o Beethoven a ser lembrado. Um digno representante daquilo de que a humanidade é capaz quando se rebela contra seus opressores. Sua obra é uma ode à alegria de ser livre.

Leia também:
O Mozart brasileiro era negro
A música clássica brasileira já foi negra
Mais talentos negros da música clássica


2 comentários: