Doses maiores

17 de setembro de 2019

A violência como fator de nivelamento social

A violência seria a grande responsável pelos raros períodos de diminuição da desigualdade social na história humana.

Esta é a hipótese que o historiador austríaco Walter Scheidel defende em seu livro “A Grande Niveladora: Violência e a história da desigualdade da Idade da Pedra ao século 21”, sem edição no Brasil.

Como se vê pelo título, trata-se de um levantamento histórico tão extenso quanto ousado. Mas muitas observações e conclusões convidam a refletir sobre certos fenômenos sociais e históricos.

É o caso do desenvolvimento das armas como importante fator na diminuição da truculência social entre os mais antigos agrupamentos humanos.

O historiador admite que alterações fisiológicas e mentais sofridas por nossa espécie teriam diminuído o peso da agressividade egoísta frente à colaboração solidária. Mas considera mais importante o papel de inovações na aplicação da violência.

É o caso das armas, cujo surgimento teria permitido aos membros mais fracos das primeiras comunidades humanas imporem-se aos mais fortes.

No lugar da luta corpo a corpo, em que o tamanho físico é decisivo, o combate à distância por meio de armas como as atiradeiras. Não há melhor exemplo que o de Davi abatendo Golias.

Outro elemento importante foi a elaboração de estratégias bélicas pensadas e executadas coletivamente pelos membros de menor envergadura para derrotar indivíduos grandes, mas isolados.

Eram os inícios da política como ciência. Antes como agora, muito relacionada à violência.

O historiador cita muitas evidências em favor de sua tese. Voltaremos a elas nas próximas pílulas.

Mas antes uma advertência: maior nivelamento social nem sempre é sinônimo de bem-estar para todos. Também pode significar colapso civilizacional generalizado.

Leia também:
A sangrenta não-violência de Gandhi

2 comentários:

  1. Sergio, para mim as grandes dominações externas dos povos mais antigos originários dos locais se deram através das armas e dos poderosos que as detinham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas o livro não é sobre isso. É sobre o fato de que a desigualdade social só caiu nas várias sociedades humanas, graças a impactos violentos, sejam guerras, sejam catástrofes naturais. Mas deve ficar mais claro nas próximas pílulas.

      Excluir