Doses maiores

2 de setembro de 2019

O Brasil gramsciano que ignora Gramsci

Brasil Paralelo é uma produtora de vídeos que despontou como uma das principais difusoras das ideias de direita no país. Entre os conteúdos que distribui, estão aulas, vídeos de história e livros de ficção.

As informações acima estão no podcast Expresso Ilustrada, da Folha de S. Paulo. É importante escutar.

A produtora surgiu em 2016 e seus vídeos já registram 14 milhões de visualizações. A página do podcast informa que a Brasil Paralelo:

...é uma peça relevante na chamada guerra cultural, o embate entre esquerda e direita no campo da cultura. Com seus produtos, a Brasil Paralelo se propõe a enfrentar as narrativas de esquerda com versões alternativas para a análise política e a história do país.

O problema é que grande parte da esquerda mal sabia que estava em uma “guerra cultural” contra a direita. E sabia menos ainda que a estava vencendo.

O grande inspirador da Brasil Paralelo é Olavo de Carvalho. Segundo ele, a esquerda domina todas as esferas culturais: imprensa, universidades, música, cinema, tevê etc.

Afinal, diz Carvalho, todos aprendemos com Gramsci. Já que não vencemos no terreno econômico, só nos restou a disputa hegemônica defendida pelo grande revolucionário italiano. Portanto, conclui ele, vivemos em uma sociedade dominada por maquiavélicos gramscianos.

Novamente, o problema é que quase todos esses poderosos discípulos de Gramsci jamais leram sequer algumas linhas de sua obra.

Na verdade, a recente vitória eleitoral da extrema direita é que foi gramsciana. Ela foi produto de uma guerra por hegemonia que nós perdemos feio. 

Há realmente um Brasil paralelo, mas ele nos ignora tanto quanto nós a ele.

Continua...

Leia também: Edir Macedo dobra sua aposta no caos social

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.
    abraços e ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Ozaí.
      Ótima semana pra você também.
      Abraço!

      Excluir