Doses maiores

10 de março de 2021

A escravidão e a verdadeira história universal da infâmia

O que matou mais, o capitalismo ou o comunismo? Esta é uma pergunta “ideológica e ardilosa”, observa Juremir Machado da Silva em seu livro “Raízes do conservadorismo brasileiro”.

O ardil da questão está no fato de que “não passa pela cabeça de quase ninguém incluir na conta do capitalismo as mortes da escravidão moderna”, diz ele.

Afinal, o capitalismo nasceu muito antes do período em que surgiu o que muitos costumam chamar de comunismo. E a escravidão não foi uma atividade externa ao sistema econômico que já dominava o mundo no século 19. Ao contrário, foi um dos pilares sobre o qual ele se ergueu.

Como disse Marx em “O Capital”:

As descobertas de ouro e de prata na América, o extermínio, a escravização das populações indígenas, forçadas a trabalhar no interior de minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais e a transformação da África num vasto campo de caçada lucrativa são os acontecimentos que marcam os albores da era da produção capitalista.

O comércio de cativos foi também uma oportunidade de investimentos na bolsa, lembra Silva. Empresas privadas de comércio de escravos vendiam ações nas bolsas de valores de Amsterdã, Londres e Paris.

Como diz o autor:

A "banalidade do mal" nazista foi precedida pela banalidade da ganância capitalista, que inventaria o racismo contra os africanos para legitimar e naturalizar o comércio que ceifou milhões de vidas. No ponto de partida, era só um bom negócio com carne humana encontrada fartamente na África.

A história da acumulação primitiva do capitalismo é a verdadeira história universal da infâmia.

Leia também:
A Lei Feijó e as fezes todas do cálice
As raízes negras de nossas lutas operárias

2 comentários:

  1. Contabilidade difícil, tem que considerar um bocado de tipos de mortes: assassinatos políticos, resultado do sistema etc.

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas diante das mortes causadas pelo tráfico negreiro e pelas condições do cativeiro, essas outras são detalhes

    ResponderExcluir